Categorias
Dicas Segurança da Informação Tecnologia

Solução: Servidor MySQL não inicializa – Windows Server 2008

Oi gente,

Hoje me deparei com algo realmente surreal, se é que podemos dizer assim (rsrs). Quem trabalha com gerenciamento de servidores sabe que hoje pode ser um dia super tranquilo ou apenas ser um dia mais conturbado da sua vida! Sabemos que a nossa área é bastante variável, hoje o servidor trabalha tranquilo, sem stresse e do nada KABOOMM, surge um problema que demanda horas e horas de trabalho.

Exatamente isso que aconteceu. Um dos nossos servidores localizados na Alemanha, que hospedam alguns serviços da nossa empresa, inclusive serviços de e-mail como envio e recebimento, foram reinicializados durante a madrugada de hoje (14 de março 2017) e inesperadamente o serviço do nosso banco de dados MySQL simplesmente não inicializou.

Este servidor, possui o programa de e-mail conectado ao banco de dados MySQL, por isso, se o serviço de banco de dados parou, então o servidor parou completamente.

Talvez seja interessante pra você ler: Instalando certificado SSL no HmailServer

Resolvi depois de muitas horas e horas de pesquisas e estudos compartilhar com vocês o que aconteceu de fato, o que eu fiz para resolver e talvez possa esclarecer alguém caso esteja na mesma situação que a minha hoje (espero que não! rsrs).

Causas e fatores

Logo de cara, fui no “services” do Windows Server 2008 e o serviço do MySQL estava com o status em “starting” (inicializando), ou seja, estava travado. Não conseguia nem parar, nem iniciar o serviço.

As causas do problema, até ainda hoje, não foram esclarecidas, talvez possa parecer problemas com as atualizações de segurança do Windows ou até do acionamento do Firewall.

Primeiras providências

As primeiras providências, claro, é um backup emergencial em outro local. Fiz um backup de tudo e todas as configurações em outro computador para motivos de segurança e perda de nenhum dado. No MySQL, todos os banco de dados, por padrão ficam na pasta C:/ProgramData/MySQL/data/ e cada banco de dados existente tem sua devida pasta. Lembre de ir nas configurações do Windows Explorer e configurar para mostrar pastas e arquivos ocultos.

Logo após abri o “Task Manager” do Windows e finalizei todos os processos relacionados com mysqld.exe. Pois existiam processos executando e consumindo memória do servidor.

Após isso, infelizmente, tive que desinstalar completamente o MySQL Server. Fui no Painel de Controle e desinstalei tudo. Porém, só isso não era suficiente, fui na pasta “C:/Program Files/MySQL” e exclui manualmente e fui também na pasta  C:/ProgramData/MySQL e excluí tudo!

Solução

Após não ter mais nenhum vestígio do banco de dados MySQL no servidor, fui no site oficial do MySQL e baixei a mesma versão do SGBD que tinha no servidor e iniciei a nova instalação.

Com isso, o instalador irá instalar uma versão limpa do banco de dados sem problema algum. Realize a configuração de uma nova instância do serviço e faça as configurações normais. Após isso CASO o serviço inicialize NORMALMENTE está tudo pronto! Caso não inicialize e continue do mesmo jeito que estava, vá nas Ferramentas Administrativas > Serviços e clique com o botão direito do mouse em cima do serviço do MySQL e clique no menu Properties.  Irá abrir uma caixa de diálogo e nesta caixa selecione a aba Log On conforme mostra a imagem abaixo:

Provavelmente no seu servidor estará marcado a opção: LOCAL SYSTEM ACCOUNT. Agora altere selecionando a outra opção: THIS ACCOUNT e clique em BROWSE pesquise o nome de usuário que tenha privilégios de administrador do sistema, por padrão é o “Administrator” e digite a senha duas vezes. Ao final, clique em Apply e OK e veja se o serviço inicializa agora.

Bom pessoal, por hoje é somente isso que tenho que compartilhar com vocês, me ajude a escrever novos artigos como estes sobre alguns problemas do Windows Server compartilhando com seus amigos!

Seu problema ainda não foi resolvido? Faça um comentário logo abaixo que te ajudo a resolver!

Abraço!

Por Websign Sistemas de Gestão

WEBSIGN trabalha criando sistemas de gestão online para grandes e pequenas empresas, visando mais organização em seus processos e demandas.

Deixe uma resposta