O que é Ransomware e como se proteger

O que é Ransomware e como se proteger

Aprenda nesta postagem de forma simples e direta o que é Ransomware e como proteger sua empresa deste ataque

Oi personas!

Hoje venho abordar um assunto um pouco complicado para os iniciantes e que causa terror para quem administra servidores e gerencia dados. Vamos falar hoje sobre o Ransomware. O nome parece uma marca de Computador (rsrsrs) mas não é! Trata-se de um tipo de Malware, em outras palavras, um tipo de programa de computador mal-intencionado, que tem a finalidade de restringir o acesso a certas partes de dados e a intenção do programa é pedir um certo “resgate” para desbloquear a informação.

O que é Ransomware e como se proteger
O que é Ransomware e como se proteger

O que é Ransomware?

Basicamente é um programa de computador que bloqueia seus dados e pede um valor em troca para desbloquear. O termo ‘ransom’ vem do inglês que significa “Resgate”.

Este tipo de termo surgiu lá pelo ano de 1989, mas foi a partir dos anos 2000 que este tipo de vírus ganhou mais força se divulgando e sendo muito usado entre os criminosos. Para você ter uma ideia de como este tipo de ataque é usado, de acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Britânico The Guardian, aproximadamente 40% de todas as empresas já tiveram um ataque deste tipo entre os meses de agosto de 2015 e de 2016. Surreal não?!

Um custo devido a este tipo de vazamento de informação, custa as grandes empresas quase R$ 4.5 milhões, certamente não tiveram o devido cuidado sobre este tipo de ataque ou não tiveram a segurança suficiente para que o ataque não seja efetivado.

Alguns especialistas de internet, afirmam que este tipo de ataque é o crime perfeito, pois são complexas as formas de identificação e rastreio imposta por quem realiza este tipo de ataque. As dificuldades advém das técnicas de navegação utilizadas que são da rede Tor (The Onion Router) a tal da Deepweb e também as formas de pagamento de resgate aceitas pelos Crackers, normalmente realizados através de dinheiro virtual, o bitcoin.

Bom, agora que sabemos o que é Ransomware veremos abaixo como se proteger de possíveis ataques em sua empresa. Ninguém quer ter dados comprometidos não é mesmo?

Como se proteger de Ransomware

Veremos abaixo oito dicas práticas e usuais:

  • A primeira dica é fazer backups. Simples não é? Porém é o mais importante. Realize regularmente cópias de segurança de seus dados críticos. Caso não for possível no momento realizar uma cópia de todo o sistema, então pelo menos dos arquivos de configuração e dos bancos de dados. Uma ideia recomendada, é realizar a cópia dos dados em vários locais, em mídias externas, datadas e criptografas contra acesso não autorizado.
  • Sua empresa usa servidores de e-mail corporativo? Melhore e revise as regras de SPAM no servidor de e-mail. Bloqueie e-mails que contém links de remetentes não conhecidos e não permita anexos maliciosos.
  • Desconfiar sempre das mensagens aleatórias inesperadas mesmo que sejam de familiares conhecidos, pois o vírus se propaga de maneira aleatória e não escolhe os alvos.
  • E-mails bancários são sempre uma forma de capturar dados e receber malwares. Geralmente recebemos e-mails pedindo para acessar tal link para atualizar informações bancárias online. NÃO CLIQUE nestes links. Caso você não tenha lembrado de algum aviso de seu gerente que receberá um link via e-mail. Caso haja dúvidas, ligue para seu banco e pergunte a veracidade da informação.
  • Nos sistemas operacionais, habilite a opção para enxergar as extensões dos arquivos e evite clicar em arquivos com terminações EXE, VBS, SCR (Nos sistemas Microsoft Windows) principalmente vindo de locais não confiáveis. Desconfie sempre.
  • Mantenha sempre o seu navegador atual atualizado, assim impossibilita de algum ataque explorando alguma vulnerabilidade em navegadores desatualizados.
  • Sempre utilizar softwares antivírus robusto e com tradição e reconhecimento de mercado. Atualmente existem vários, porém não vá no primeiro. Sempre procure a melhor opção e qualidade para nos manter protegidos. O ideal é procurar um especialista em segurança da informação para te auxiliar se for o caso.
  • E nos casos em que você tenha sido atacado com um Ransomware ou até outros tipos de Malware, primeiramente desconecte-se totalmente da internet ou da rede local da sua empresa e procure pelo Software para removê-lo. Identificado o programa, procure um profissional de TI para te ajudar a reverter esta situação e realizar, com segurança, os procedimentos necessários. Não recomendamos o pagamento do resgate de forma alguma, pois o financiamento do crime e o criminoso não te dará certeza absoluta de que seus arquivos e dados serão desbloqueados.

Bom gente, por hoje é só. Dei dicas básicas de como se proteger destes tipos de ataque e sempre é bom se manter seguro neste mundo virtual pois a cada dia, pessoas mais espertas estão a procura de falhas de segurança na rede a fim de promover um ataque ou até roubo de dados. Todo cuidado é pouco. Procure consultorias com quem entende do assunto. Caso queira falar com a gente, acesse nosso site.

Abraço a todos e qualquer dúvida ou informações, deixe um comentário, interaja conosco!

O que é Ransomware e como se proteger
Gostou? Vote!

Faça um comentário!

Deixe uma resposta