Categorias
Dicas Divulgação Tecnologia

Technitium: Servidor DNS seguro para rede local

Olá pessoal, desculpem a demora em postar novos reviews e dicas, mas a labuta diária me cobra e me deixa sem tempo para postar aqui para vocês novidades! Sem delongas, vamos lá para o post de hoje!

Bom, hoje vim falar do Technitium DNS server que é basicamente um programa multiplataforma que realiza a função de resolver nomes de domínio em sua rede local ou fora de sua rede de forma segura e privativa com várias funções úteis que vou explicar a seguir.

Tela principal Technitium DNS server
Tela principal Technitium DNS server

De acordo com o criador indiano (Shreyas Zare) trata-se de uma ferramenta open source que pode ser usada para ser um servidor DNS local com a finalidade de teste de software/experimentação, privacidade e segurança em máquinas dedicadas ou em suas máquinas comuns. Pude comprovar que o programa é muito fácil de usar, não precisa realizar nenhuma adaptação para funcionamento.

Com o uso desde programa podemos utilizar para realizar bloqueio de anúncios, bloqueio de sites perigosos, resolução de nomes via TLS/SSL em sua rede local sem complicação nenhuma! O que eu ainda achei mais bacana, é que se você gerencia servidores em empresas é de extrema importância estar fazendo uso desde programa para melhorar sua estrutura de segurança.

Tela de configuração servidor DNS Technitium
Tela de configuração servidor DNS Technitium

Características do servidor DNS

Segue as principais funções que este poderoso servidor DNS pode realizar com seu uso:

  • Bloquear anúncios a nível DNS, isto significa que não precisa instalar nenhum bloqueador de anúncios em seu navegador. Basta usar algumas das listas que o próprio programa disponibiliza (ou usar sua própria lista) e pronto!
  • Desativar e ativar zonas rapidamente caso você esteja usando para realizar testes,
  • Interface de cliente DNS para resolver consultas avulsas, você consegue saber o IP de qualquer domínio através deste cliente.
  • Você pode utilizar seguramente para resolver os domínios usando os servidores ROOT DNS ou pode utilizar encaminhadores como o Google DNS, Cloudflare, etc.
  • Alto poder de cache (consultas mais rápidas).
  • Caso for usar algum encaminhador, você pode usar comunicação via TLS ou HTTPS, via TCP ou UDP.
  • Proxy interno para uso em diferentes tipologias de rede externa ou local.
  • Suporte de resolução de nomes com IPv6.
  • Logs de acessos, erros, etc.
Configuração de privacidade e segurança Technitium DNS server
Configuração de privacidade e segurança Technitium DNS server

Pode usar em qualquer sistema operacional

O programa é multiplataforma e usa a biblioteca open source .NET da Microsoft, então desde Linux, MacOS, o próprio Windows e até sistemas menores como Raspberry PI consegue rodar o servidor de forma satisfatória.

No site do programa que vou disponibilizar abaixo, possui um passo a passo de instalação e configuração do programa.

Para baixar e usar

Para baixar o programa, acesse o site https://technitium.com/dns/ e realize o download de acordo com sua plataforma. É simples e fácil realizar toda a configuração.

– “Pode usar em minha máquina ou somente em servidor?”

Bom, para saber desta dúvida falei diretamente com o desenvolvedor e ele me informou que pode sim ser usado tanto em máquina comum ou em um servidor rodando 24 por 7. Claro que há diferenças, ele me informou que quando rodamos o programa em máquina comum, quando desligamos todo o cache DNS é armazenado no disco e da próxima vez que ligar-mos o computador ele será restabelecido para a memória RAM.

Porém, o melhor caso para mais segurança e rapidez nas consultas DNS o melhor a se usar é um servidor ligado 24 por 7 recebendo todas as consultas de sua rede local.

Bom pessoal, por hoje é só, se vocês estiverem com problemas em instalar ou se tiver testando o programa e tiver alguma dúvida ou informação que faltou aqui, posta ai nos comentários pra gente discutir! Abraço a todos! 🙂

Por Websign Sistemas de Gestão

WEBSIGN trabalha criando sistemas de gestão online para grandes e pequenas empresas, visando mais organização em seus processos e demandas.

Deixe uma resposta