Categorias
Dicas Divulgação Segurança da Informação Tecnologia

Cuidado com os fraudes de cobrança – Boletos falsos Registro.br

Eae gente!

Hoje vou escrever para vocês mais um tipo de fraude que está acontecendo regularmente no Brasil, e que já fui surpreendido com tal tática usada por fraudadores com a intenção de passar informações erradas e roubar o dinheiro de pessoas que não entendem muito bem do que se passa.

Hoje sabemos que muitas empresas possuem site na internet, criado por vários tipos de empresas e sabemos que para iniciar um site, primeiro temos que registrar um Domínio sendo com as terminações .com.br ou .com e outras. Para quem não entende, ao se registrar um domínio na internet, pagamos a uma empresa especializada para registrar o domínio no nome da sua empresa com seu CNPJ e demais informações, lembre-se disso pois existem empresas ou pessoas que criam sites e registram em seu próprio nome de pessoa física. Exija que o registro seja com os dados da sua empresa, se for o caso.

Pode ser que você se interesse: O QUE É RANSOMWARE E COMO SE PROTEGER

Outro fato importante a ser esclarecido, é que quem é o dono do domínio da sua empresa, é sua empresa. Não permita que outras pessoas cuidem de algo que é feito para ser exclusivo da sua empresa. Prefira sempre trabalhar com empresas sérias.

Bom.. com isto esclarecido venho informar que quando registramos, por exemplo, o domínio websign.net.br é de autoridade da empresa REGISTRO.BR que é uma empresa brasileira que faz o registro de domínios terminados em .br no Brasil. Entretanto, existe uma ferramenta neste site que se chama WHOIS em que conseguimos realizar consultas no banco de dados de todos os nomes de domínios. Por exemplo, nesta ferramenta, ao digitar-mos websign.net.br ou qualquer outro domínio terminado em .br obtemos as informações do proprietário do domínio, quando foi registrado, endereço, entre outras.

Modo que os fraudadores de boletos atuam

Atualmente, estão usando a ferramenta de WHOIS que expliquei acima, pegam o e-mail da empresa alvo e endereço, imprimem um boleto bancário em formato de fatura de forma que passe bastante credibilidade para pessoas leigas, colocam indevidamente o nome “HOSPEDAGEM E REGISTRO.BR” em alguns casos, e enviam para a empresa que será o alvo do golpe.

Fraude boletos Registro.br
Fraude boletos Registro.br

Quando a carta chega na empresa, se quem recebeu identificar que for um golpe, imediatamente irá descartar o boleto, e caso seja alguém leigo no assunto? Cairá certinho na armadilha destes bandidos, pois irá pagar o valor, geralmente em torno de R$ 199.

Confira abaixo dicas que a própria empresa Registro.br avisa aos seus clientes:

  • A empresa REGISTRO.BR não envia boletos prontos para seus usuários, nem por e-mail, nem via correio. Os boletos são gerados diretamente pelo site por meio de link encaminhado ao e-mail dos contatos. Caso tenha recebido correspondência em nome da “Registro.br” e que não tenha sido emitido diretamente por você, desconfie.
  • A REGISTRO.BR também não envia avisos de renovação por correio, apenas pelo e-mail dos contatos.
  • Para se certificar que realmente é um boleto legítimo da REGISTRO.BR, acesse este link: https://registro.br/boleto-malicioso.html
  •  Não presta outros serviços que não sejam registro de domínios ou alocação de recursos de numeração. Por exemplo: Não prestam serviços de hospedagem de sites.
  • Não protesta boletos não pagos, ou seja, não cobram juros nem multa caso o boleto não seja pago. Caso o usuário não pague o boleto, eles entendem que não há interesse no serviço e automaticamente será cancelado.
  • Preste atenção aos programas Spywares e possua sempre um bom anti-vírus intalado no seu computador para evitar vírus que alterem a linha digitável do boleto.
Modelo de boleto FALSO
Modelo de boleto FALSO

Bom, com estas dúvidas que retiramos com as informações do próprio site da REGISTRO.BR sabemos que caso chegue alguma carta/fatura em nome da REGISTRO.BR informando que precisa pagar algo a mais, sempre desconfie. Possua uma equipe de TI de confiança que analise a correspondência e dê um parecer deste caso.

Têm alguma dúvida sobre este caso? Faça um comentário que a gente responde!

 

Por Websign Sistemas de Gestão

WEBSIGN trabalha criando sistemas de gestão online para grandes e pequenas empresas, visando mais organização em seus processos e demandas.

Deixe uma resposta