Categorias
Dicas Notícias Segurança da Informação Sistema de backup corporativo Tecnologia

40% dos trabalhadores em Home office na epidemia receberam e-mail com vírus no Brasil

Uma pesquisa da Kaspersky Lab, empresa internacional de segurança virtual, mostrou que 40% dos brasileiros disseram ter recebido e-mails maliciosos relacionados à COVID-19 durante seu trabalho em home office. Segundo a empresa, o download acidental de arquivos malicioso dessas mensagens pode levar à infecção de dispositivos e ao comprometimento de dados corporativos.

Categorias
Dicas Tutorial

Fazendo upload de imagens pelo CKEditor PHP

Olá pessoal,

Resolvi criar este tutorial para mostrar a vocês como é um sistema de envio de imagens para um servidor (upload de imagens com CKEditor)  usando a versão 4 e demonstro com o código PHP realizando o procedimento de forma fácil e simples.

Bom, vamos aos passos:

Categorias
Notícias Segurança da Informação Tecnologia

Reconhecimento facial ajuda a capturar 42 foragidos no Carnaval de Salvador

Os sistemas de reconhecimento facial têm se tornado cada vez mais comuns e costumam gerar reações de amor e ódio. Nesse cenário, já chegaram aos grandes centros brasileiros e têm auxiliado às autoridades na identificação de criminosos. É o caso do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança da Bahia (SSP-BA), que ajudou a capturar 42 foragidos da Justiça durante o Carnaval de Salvador.

Categorias
Dicas Divulgação Tecnologia Tutorial

Apple Magic Mouse lento? Saiba aqui como resolver

Oi pessoas! Bom, na postagem de hoje vou indicar um software muito bom para quem usa os famosos Magic Mouses da Apple ou qualquer outro tipo de dispositivo apontador que está com a velocidade do ponteiro lenta. Eu já uso o Mac há um bom tempo e recentemente tive a oportunidade de adquirir um Magic Mouse usado (novo é bem caro, porém, eu acho um bom investimento) e na troca de um mouse que já usava da LG para ele tive uma queda absurda da sensibilidade.

Categorias
Dicas Divulgação Tecnologia

Technitium: Servidor DNS seguro para rede local

Olá pessoal, desculpem a demora em postar novos reviews e dicas, mas a labuta diária me cobra e me deixa sem tempo para postar aqui para vocês novidades! Sem delongas, vamos lá para o post de hoje!

Bom, hoje vim falar do Technitium DNS server que é basicamente um programa multiplataforma que realiza a função de resolver nomes de domínio em sua rede local ou fora de sua rede de forma segura e privativa com várias funções úteis que vou explicar a seguir.

Categorias
Dicas Tecnologia Tutorial

Como criar um servidor DNS local com cache no Windows Server

Olá meus queridos leitores do blog. Hoje iremos abordar um tema massa, o mundo mágico e incrível do DNS. Neste post não irei explicar qual DNS usar para “acelerar sua conexão” ou informar o que é um servidor DNS, porém tenho o alvo de informar para vocês como criar o seu próprio servidor DNS com cache para resolver nomes em sua rede local de forma que possamos aprender e estudar como funciona esse sistema, além é claro, que realmente esse método pode acelerar sua conexão.

Lembrando que não explico aqui como configurar o DNS para ser autoritativo de domínios, e não estou usando a ferramenta de DNS do próprio Windows pois achei melhor e mais rápido usar outro que será explicado a seguir. Então, caso esteja procurando como configurar seu servidor DNS para receber domínios, não é este post que você deve ler.

Introdução

Antes de começar, você deve saber que tudo informado neste post é com o intuito de aprendizado, nada aqui é para você usar em “produção” em seus clientes, pois sempre existem formas mais seguras de se fazer tal procedimento. Vamos precisar de um servidor Windows Server para que possamos continuar, porém se você tiver apenas um servidor linux com o Bind, acredito que também deverá funcionar pois as configurações são as mesmas.

Bom, dentro do Windows, baixe a versão mais atualizada do BIND DNS. Porquê estou usando o Bind? Bom, por se tratar de uma configuração mais simples e por ser mais leve em relação a ferramenta que o próprio Windows nos disponibiliza, para esta funcionalidade.

Categorias
Dicas Tecnologia Tutorial

Redirecionar IIS7 HTTP para HTTPS

Olá pessoal,

Hoje vamos passar para vocês como redirecionar todo o tráfego de seu site ou sistema usando http para https, para seus usuários com mais segurança. Hoje vamos passar para vocês apenas dois métodos de como redirecionar todo o seu site de http para https. Existem vários modos de fazer o redirecionamento, um deles pode ser feito diretamente por sua linguagem de programação, verificando se o tráfego é http ou https e se caso for http ele reenvia a solicitação para a url e manda pro usuário.

Com estes métodos que iremos ensinar, o usuário não perderá a URL em que ele está atualmente, além de ser amigável pro Google, caso seu site já seja indexado pelos motores de busca, isso irá contribuir para que seu site não perca as URLS já indexadas e que o robô do buscador entenda que você faz um redirecionamento correto.

Categorias
Dicas Tecnologia Tutorial

Como instalar o PHP manualmente no Windows Server

Olá pessoal, hoje irá ser um artigo muito interessante e que vale a pena saber quando a gente precisa de urgência e “desenrolar” determinado serviço no qual estamos designados de fazer. O que aconteceu foi que, nossa empresa realizou nesses dias a troca da estrutura de um servidor completa onde todos os dados presentes no servidor antigo tiveram que ser atualizados e instalados em um novo servidor Windows. Para isso, foi preciso formatar o novo servidor e instalar novamente todos os serviços necessários para que os sistemas funcionem perfeitamente.

Categorias
Dicas Tutorial

Instalando seu próprio servidor de repositório Git no Windows Server

Olá gente, tudo bem com vocês?
Bom, hoje vou passar para vocês a instalação e configuração de seu próprio servidor de repositórios Git no Windows Server. Sabemos que usamos geralmente os comandos e serviços de versionamento nos sistemas Linux que são mais seguros e com mais ferramentas para gerenciamento, porém realizei uma pesquisa e precisei fazer este tipo de configuração usando um servidor VPS Windows e tive sucesso e resolvi dar a dica para vocês!

Entretanto é sempre bom lembrar que eu recomendo a instalação de seu repositório Git de seus projetos em um serviço online, como já existe opções confiáveis, como por exemplo o famoso GitHub e o Bitbucket que são excelentes serviços totalmente gratuitos.

Mas este post serve para além de você conhecer o funcionamento integral do processo, serve para você saber também que não é só Linux que roda os comandos do Git e SSH, porém Windows também roda e muito bem. Vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa.

Categorias
Divulgação Notícias Segurança da Informação Sistema gestão eletrônica de documentos Sistemas de Gestão Online Tecnologia

Transformação digital: como garantir a jornada da sua empresa para a nuvem

Acordar, checar a previsão do tempo e conectar as principais agências de notícias para ver se o mundo não acabou. Que bom, não acabou! Bem, então vamos aos e-mails, instant messengers, redes sociais e o que mais estiver “bombando”. Opa, recebi uma oferta de compra do meu carro que está anunciado, chegou meu demonstrativo do IRPF, meu táxi está chegando e levarei 40 minutos até a reunião com o cliente. Já não uso mais dinheiro nem cartão para pagar pela corrida, nem preciso falar ao motorista para onde vou. Está tudo na nuvem. Mas como chegamos até aqui e quais serão os próximos desafios? Como garanto que minha empresa passe pela transformação digital necessária para não perder o bonde desta história?