Recuperar e-mails hMailServer

Como recuperar e-mails hmailserver – arquivos .eml

Olá developers! Tudo bem com vocês?

Hoje vou abordar um assunto interessante, bem fácil e rápido de realizar que é Como recuperar e-mails do servidor de e-mail Hmailserver a partir de arquivos .eml

Como todos nós sabemos e não vou explicar neste post, o servidor de e-mails Hmailserver é grátis e de código-aberto, é um ótimo servidor de e-mails para atender quem deseja aprender mais sobre o funcionamento e pequenas demandas.

Leia: Como configurar hMailServer no Windows Server

Sabemos também que o nosso querido Hmailserver trabalha com arquivos físicos .eml e registros no banco de dados escolhido no momento da instalação, onde mantém sincronizado seu banco de dados interno com os arquivos físicos do servidor. Nestes arquivos ficam armazenados os e-mails enviados e recebidos pelo servidor separados por conta, geralmente no diretório: C:\Program Files\hMailServer\Data\ constam além das mensagens em texto plano, contém html, anexos, destinatários, etc.

Quando você baixa as mensagens do servidor usando o protocolo POP3 ou IMAP, o hMailServer carrega uma lista de mensagens do banco de dados para determinar se existe ou não e-mail para sua conta. Portanto, se o arquivo de e-mail (.eml) existir no disco no diretório de dados, mas não no banco de dados, não será possível fazer o download da mensagem.

Recuperando as mensagens

A partir de agora vamos ao passo a passo para você conseguir com sucesso a recuperar suas mensagens. Este caso é ideal para o seguinte: Vamos supor que você fez uma cópia da pasta \data\ no diretório do hMailServer e armazenou como Backup. Após isso, quando você instalar uma nova cópia do hMailServer em outro servidor, por exemplo, e a pasta \data\ que você copiou e colar novamente na nova instalação não irá aparecer nada nos e-mails, pois foi explicado exatamente no parágrafo acima! Para recuperar as mensagens corretamente faça:

  • Primeiro de tudo, faça um backup do sistema hMailServer atual (banco de dados e arquivo de diretórios). A ferramenta que iremos realizar a recuperação consome recursos do sistema e poderá haver uma perda de dados no meio do processo.
  • Navegue até a pasta de instalação do seu hMailServer, abra a pasta \Addons\ e abra o programa DataDirectorySynchronizer.exe
  • Clique em avançar para iniciar a sincronização, observando qual conta iremos realizar a recuperação. Note que os arquivos .eml deverão já estar na pasta correspondente de cada conta.
  • Aguarde o término do processo.
Recuperar e-mails hMailServer
Recuperar e-mails hMailServer

Informações importantes

Veja algumas informações importantes sobre esta sincronização:

  • Você não precisa parar o serviço do hMailServer.
  • Ao término do processo, o programa executado automaticamente irá reiniciar o servidor para atualização do cache.
  • Como as mensagens IMAP, como informações de pasta, sinalizadores de mensagens e demais configurações são armazenados em banco de dados e não em arquivos físicos, essas informações não serão recriadas no momento da sincronização. Assim, ao termino do processo, TODAS as mensagens acabarão na Caixa de Entrada e marcada como não lidas.
  • Somente arquivos com extensão .eml e .hma serão importados.
  • Os e-mails recuperados não serão tratados por filtros, regras ou recursos de verificação de anti-vírus no hMailServer.

Após o término, o seu servidor de e-mail já irá ter feito a recuperação de todas as mensagens colocadas na pasta \data\ correspondente de cada conta criada.

Fácil não é?

Bom, por hoje é somente isso pessoal, ao longo da semana estaremos postando mais conteúdos voltados para o hMailServer e mais ferramentas! Abraços a todos os leitores!

Como recuperar e-mails hmailserver – arquivos .eml
5 (100%) 1 voto

2 thoughts on “Como recuperar e-mails hmailserver – arquivos .eml

Deixe uma resposta