Categorias
Dicas Divulgação Tecnologia Tutorial

Tutorial 2: instalando e configurando webmail no hmailserver no Windows Server

Olá gente!

Dessa vez estamos dando continuidade, como prometido, a segunda parte do tutorial mostrando um passo a passo para configuração e funcionamento do servidor de e-mails Hmailserver gratuito e open-souce. Para quem ainda não viu a primeira parte, clique neste link: TUTORIAL: INSTALANDO E CONFIGURANDO SERVIDOR DE E-MAIL HMAILSERVER NO WINDOWS SERVER.

Na primeira parte, como já temos o servidor enviando e recebendo e-mails como fizemos no teste através do Telnet, agora precisamos de uma interface para envio e recebimento mais interativa. Veja que não é obrigatório o uso de um Webmail em seu servidor, apenas um programa cliente de e-mail já resolveria seu problema. Como por exemplo: Mozilla Thunderbird, Windows Live Mail, IncrediMail e vários outros existentes no mercado pagos ou gratuitos, já devidamente configurado consegue enviar e receber e-mail através do servidor instalado Hmailserver.

Entretanto, neste tutorial ensino como instalar e configurar um webmail no Hmailserver no Windows Server. Existem muitos webmails grátis na internet, particularmente eu prefiro o Roundcube, por ter uma interface mais bonita e fácil de usar, acessível a qualquer tipo de usuário.

Tela principal do RoundCube
Tela principal do RoundCube

Primeiro, vamos baixar a versão mais recente e estável do Roundcube, neste link abaixo:

https://roundcube.net/

No momento deste tutorial a versão recente é 1.2.3. Escolha na tela de download a versão “complete” pois vem com todos os módulos e plugins instalados.

Após baixado corretamente, extraia o conteúdo da pasta e faça o Upload de todos os arquivos na raíz do seu site ou em outro diretório desejado. Geralmente, criamos uma pasta nomeada de “webmail” e colocamos todos os arquivos dentro.

Instalação do RoundCube

Agora vamos instalar o RoundCube para que funcione junto ao seu servidor de e-mail Hmailserver e você consiga enviar e receber e-mails. Acesse o seguinte endereço:

http://[seu-servidor]/[pasta onde upou os arquivos]/installer/

Deverá aparecer a tela abaixo:

Tela instalação RoundCube
Tela instalação RoundCube

Nesta tela o RoudCube verifica todos os requisitos básicos e opcionais que devem existir em seu servidor, para o bom funcionamento como um todo. A página mostra quis são as funcionalidades requeridas e as funcionalidades opcionais. Geralmente, não precisa de funções opcionais, porém se seu servidor estiver tudo OK, vá até o fim da página e clique no botão NEXT para seguir para o próximo passo.

Tela Instalação RoundCube 2
Tela Instalação RoundCube 2

Neste passo iremos digitar informações do Webmail, servidor de e-mail e banco de dados. Algumas informações são importantes serem preenchidas, que vou mencionar uma a uma abaixo:

product_name: Digite o nome que irá aparecer para os usuários do Webmail. Geralmente colocamos Webmail e o nome do site do cliente.

support_url: É o link que o RoundCube irá mostrar quando o usuário do e-mail quiser obter suporte, geralmente colocamos o link do nosso site principal.

skin_logo: Seria a URL de uma imagem que irá ficar no topo que seria o logotipo da empresa.

db_dsnw: Digite as configurações do seu banco de dados. Entre em seu servidor de banco de dados, crie um novo banco de dados e um novo usuário e digite as informações correspondentes.

IMAP SETTINGS

default_host:Digite o alias ou o IP do seu servidor de e-mail.

SMTP SETTINGS

smtp_server: Digite o alias ou o IP do seu servidor de e-mail.

DISPLAY SETTINGS & USER PREFS

language: Digite o código do idioma do seu Webmail, se for português brasileiro, digite pt_BR

Pronto, essas configurações que citei acima são de extrema importância serem corretamente preenchidas, claro que existem várias opções que podem ser preenchidas e usadas porém depende de cada servidor, de cada projeto. Explore!

Ao final, seguimos para a tela abaixo:

Tela instalação RoundCube 3
Tela instalação RoundCube 3

Nesta tela vamos instalar o Banco de dados e testar se o RoundCube consegue enviar e receber e-mails. Na opção Check DB Config irá ter um botão com nome “Initialize DB” clique nele para que o Webmail instale as tabelas necessárias e irá informar o OK.

Nos testes segue mesma configuração, é bem fácil de entender e ao fim desta tela seu webmail está instalado corretamente e pronto para uso!

Considerações finais

Lembre de uma observação importante: Quando terminar de instalar, DELETE a pasta /INSTALLER/ do diretório do Webmail ou seu webmail ficará inseguro.

Ao final disto efetue login no RoundCube digitando seu e-mail e senha criados no HmailServer e envie e receba e-mails!

Por hoje é só pessoal, qualquer dúvida ou problema para instalação, comente abaixo que terei maior prazer em ajudar!

Abraço a todos e até mais!

 

 

Por Websign Sistemas de Gestão

WEBSIGN trabalha criando sistemas de gestão online para grandes e pequenas empresas, visando mais organização em seus processos e demandas.

5 respostas em “Tutorial 2: instalando e configurando webmail no hmailserver no Windows Server”

Boa tarde! Como faço para que o roundtube pegue os email cadastrados no hmailserver automaticamente para os contatos? Ja vi assim, mas não sei como fazer.

Bom dia,

Amigo, vc sabe me dizer como faço para que o meu dominio criado no hMailServer , ex. “@intranet.com” consiga enviar e receber de um dominio específico com um dominio real? Ex. Quero enviar e receber apenas do e-mail @minhaempresa.com.br, mas nao quero que o meu @intranet.com possa enviar para qualquer um, apenas para esse da minha empresa..

Parece que nenhum servidor webmail que vocês mencionam nesses tutoriais funcionam, para meios externos. o que fica todos sendo como #fakesendmail.
se quisermos enviar emails de verdade. temos que contratar um plano de envio de email pago.

Deixe uma resposta