Categorias
Dicas Tutorial

Fazendo upload de imagens pelo CKEditor PHP

Olá pessoal,

Resolvi criar este tutorial para mostrar a vocês como é um sistema de envio de imagens para um servidor (upload de imagens com CKEditor)  usando a versão 4 e demonstro com o código PHP realizando o procedimento de forma fácil e simples.

Bom, vamos aos passos:

Categorias
Dicas Divulgação Tecnologia Tutorial

Apple Magic Mouse lento? Saiba aqui como resolver

Oi pessoas! Bom, na postagem de hoje vou indicar um software muito bom para quem usa os famosos Magic Mouses da Apple ou qualquer outro tipo de dispositivo apontador que está com a velocidade do ponteiro lenta. Eu já uso o Mac há um bom tempo e recentemente tive a oportunidade de adquirir um Magic Mouse usado (novo é bem caro, porém, eu acho um bom investimento) e na troca de um mouse que já usava da LG para ele tive uma queda absurda da sensibilidade.

Categorias
Dicas Tecnologia Tutorial

Como criar um servidor DNS local com cache no Windows Server

Olá meus queridos leitores do blog. Hoje iremos abordar um tema massa, o mundo mágico e incrível do DNS. Neste post não irei explicar qual DNS usar para “acelerar sua conexão” ou informar o que é um servidor DNS, porém tenho o alvo de informar para vocês como criar o seu próprio servidor DNS com cache para resolver nomes em sua rede local de forma que possamos aprender e estudar como funciona esse sistema, além é claro, que realmente esse método pode acelerar sua conexão.

Lembrando que não explico aqui como configurar o DNS para ser autoritativo de domínios, e não estou usando a ferramenta de DNS do próprio Windows pois achei melhor e mais rápido usar outro que será explicado a seguir. Então, caso esteja procurando como configurar seu servidor DNS para receber domínios, não é este post que você deve ler.

Introdução

Antes de começar, você deve saber que tudo informado neste post é com o intuito de aprendizado, nada aqui é para você usar em “produção” em seus clientes, pois sempre existem formas mais seguras de se fazer tal procedimento. Vamos precisar de um servidor Windows Server para que possamos continuar, porém se você tiver apenas um servidor linux com o Bind, acredito que também deverá funcionar pois as configurações são as mesmas.

Bom, dentro do Windows, baixe a versão mais atualizada do BIND DNS. Porquê estou usando o Bind? Bom, por se tratar de uma configuração mais simples e por ser mais leve em relação a ferramenta que o próprio Windows nos disponibiliza, para esta funcionalidade.

Categorias
Dicas Tecnologia Tutorial

Redirecionar IIS7 HTTP para HTTPS

Olá pessoal,

Hoje vamos passar para vocês como redirecionar todo o tráfego de seu site ou sistema usando http para https, para seus usuários com mais segurança. Hoje vamos passar para vocês apenas dois métodos de como redirecionar todo o seu site de http para https. Existem vários modos de fazer o redirecionamento, um deles pode ser feito diretamente por sua linguagem de programação, verificando se o tráfego é http ou https e se caso for http ele reenvia a solicitação para a url e manda pro usuário.

Com estes métodos que iremos ensinar, o usuário não perderá a URL em que ele está atualmente, além de ser amigável pro Google, caso seu site já seja indexado pelos motores de busca, isso irá contribuir para que seu site não perca as URLS já indexadas e que o robô do buscador entenda que você faz um redirecionamento correto.

Categorias
Dicas Tecnologia Tutorial

Como instalar o PHP manualmente no Windows Server

Olá pessoal, hoje irá ser um artigo muito interessante e que vale a pena saber quando a gente precisa de urgência e “desenrolar” determinado serviço no qual estamos designados de fazer. O que aconteceu foi que, nossa empresa realizou nesses dias a troca da estrutura de um servidor completa onde todos os dados presentes no servidor antigo tiveram que ser atualizados e instalados em um novo servidor Windows. Para isso, foi preciso formatar o novo servidor e instalar novamente todos os serviços necessários para que os sistemas funcionem perfeitamente.

Categorias
Dicas Tutorial

Instalando seu próprio servidor de repositório Git no Windows Server

Olá gente, tudo bem com vocês?
Bom, hoje vou passar para vocês a instalação e configuração de seu próprio servidor de repositórios Git no Windows Server. Sabemos que usamos geralmente os comandos e serviços de versionamento nos sistemas Linux que são mais seguros e com mais ferramentas para gerenciamento, porém realizei uma pesquisa e precisei fazer este tipo de configuração usando um servidor VPS Windows e tive sucesso e resolvi dar a dica para vocês!

Entretanto é sempre bom lembrar que eu recomendo a instalação de seu repositório Git de seus projetos em um serviço online, como já existe opções confiáveis, como por exemplo o famoso GitHub e o Bitbucket que são excelentes serviços totalmente gratuitos.

Mas este post serve para além de você conhecer o funcionamento integral do processo, serve para você saber também que não é só Linux que roda os comandos do Git e SSH, porém Windows também roda e muito bem. Vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa.

Categorias
Dicas Divulgação Segurança da Informação Tutorial

Instalando e configurando servidor FTP seguro (SFTP) ou FTP-SSL usando Filezilla

Olá meus amigos, descupem pela temporada sem postar nada, mas estava sem “inspiração” para escrever novas postagens mas vamos em frente no post de hoje!

Bom, hoje vou escrever um passo a passo para vocês de como instalar e configurar um servidor FTP seguro usando o Filezilla. Sim, vamos passar para vocês as principais configurações que devem ser feitas no programa servidor de FTP a fim de mantê-lo seguro e confiável contra ataques de Spoofing, DDoS e vários outros modos de ataque no seu servidor.

Meu servidor FTP precisa mesmo de segurança?

Sim, algumas pessoas leigas que não sabem muito da abordagem técnica que deve ser feita em Windows Server é que o seu servidor de FTP no Windows Server pode sim ser alvo de Crackers. Mas como? Simples, exatamente como pode ser feito em servidores de e-mail via TELNET, o Cracker pode programar um Robô através de código de programação, infectar alguma máquina na rede e essa máquina servir de “zumbi” para realizar um ataque em massa ou negação de serviço.

Categorias
Dicas Segurança da Informação Tutorial

Instalando certificado SSL no Hmailserver

Olá gente!

Mais uma vez vamos abordar um assunto do servidor de e-mail grátis de código aberto HmailServer que é a instalação passo a passo de um certificado de segurança SSL no servidor para envio de e-mails e recebimento, configuração das portas e teste.

Categorias
Dicas Divulgação Tecnologia Tutorial

Tutorial 2: instalando e configurando webmail no hmailserver no Windows Server

Olá gente!

Dessa vez estamos dando continuidade, como prometido, a segunda parte do tutorial mostrando um passo a passo para configuração e funcionamento do servidor de e-mails Hmailserver gratuito e open-souce. Para quem ainda não viu a primeira parte, clique neste link: TUTORIAL: INSTALANDO E CONFIGURANDO SERVIDOR DE E-MAIL HMAILSERVER NO WINDOWS SERVER.

Na primeira parte, como já temos o servidor enviando e recebendo e-mails como fizemos no teste através do Telnet, agora precisamos de uma interface para envio e recebimento mais interativa. Veja que não é obrigatório o uso de um Webmail em seu servidor, apenas um programa cliente de e-mail já resolveria seu problema. Como por exemplo: Mozilla Thunderbird, Windows Live Mail, IncrediMail e vários outros existentes no mercado pagos ou gratuitos, já devidamente configurado consegue enviar e receber e-mail através do servidor instalado Hmailserver.

Categorias
Dicas Tutorial

Tutorial: Instalando e configurando servidor de e-mail HmailServer no Windows Server

Olá pessoal,

Hoje vou dar um passo a passo de instalação e configuração do servidor de e-mail para Windows Server HmailServer open-souce, ou seja, de código aberto e grátis. O nível deste tutorial não é para iniciantes, peço que caso você não saiba o que é SMTP, IMAP, RELAY e afins, dê uma pesquisada em cada termo para que fique tudo claro e no final funcione corretamente.

Ao final deste tutorial, irei escrever a parte 2 para instalar um Webmail junto ao HmailServer para que possa ser acessado para envio e recebimento de e-mails, como o Roundcube e outros. Vamos deixar de papo e mãos a obra.

Estou utilizando para instalação, o Windows Server 2008 R2 64bits atualizado e sem nenhum outro serviço de e-mail instalado e o HmailServer 5.6.6 Build 2383 para fins didáticos deste tutorial.