Uma pesquisa da Kaspersky Lab, empresa internacional de segurança virtual, mostrou que 40% dos brasileiros disseram ter recebido e-mails maliciosos relacionados à COVID-19 durante seu trabalho em home office. Segundo a empresa, o download acidental de arquivos malicioso dessas mensagens pode levar à infecção de dispositivos e ao comprometimento de dados corporativos.
A pesquisa foi feita com 6 mil profissionais ao redor do mundo e alerta para os perigos da falta de segurança na internet. Foi apontado que muitos funcionários estão usando mais serviços on-line que não foram aprovados por seus departamentos de Tecnologia da Informação, como aplicações de videoconferência (43%), mensagens instantâneas (51%) ou armazenamento de arquivos (44%).
Você possui backup dos seus arquivos? Possui rotinas de segurança em seu servidor? Fale conosco, podemos ajudar!
A empresa acredita que as companhias deveriam dar treinamento de cibersegurança aos seus funcionários para evitar contaminações e extrações de dados estratégicos. No entanto, a pesquisa mostrou que pelo menos 67% dos brasileiros disseram não ter recebido treinamentos nesse sentido quando começaram a trabalhar remotamente.
Como medida de proteção, são apontadas algumas recomendações:
- 33% dos entrevistados disseram que assistem pornografia nos computadores que usam para trabalhar. Esse tipo de site é um dos preferidos por criminosos para a instalação de malware.
- Atualize sempre seu antivírus e use a versão mais recente.
- Tenha senhas fortes de Wifi.
- Não compartilhe informações de login de trabalho com ninguém.
- Empresas deveriam fazer programas de treinamento de conscientização em segurança para todos os funcionários, que podem ser feitos online.
- Adote medidas de proteção de dados para proteger as informações e dispositivos corporativos, que incluem a proteção por senha, criptografar do dispositivo e o backup de dados
- Garanta que os dispositivos, softwares, aplicativos e serviços estejam sempre atualizados com as últimas versões do programa/aplicação.