Categorias
Dicas Notícias Segurança da Informação Sistema de backup corporativo Tecnologia

40% dos trabalhadores em Home office na epidemia receberam e-mail com vírus no Brasil

Uma pesquisa da Kaspersky Lab, empresa internacional de segurança virtual, mostrou que 40% dos brasileiros disseram ter recebido e-mails maliciosos relacionados à COVID-19 durante seu trabalho em home office. Segundo a empresa, o download acidental de arquivos malicioso dessas mensagens pode levar à infecção de dispositivos e ao comprometimento de dados corporativos.

Categorias
Notícias Segurança da Informação Tecnologia

Reconhecimento facial ajuda a capturar 42 foragidos no Carnaval de Salvador

Os sistemas de reconhecimento facial têm se tornado cada vez mais comuns e costumam gerar reações de amor e ódio. Nesse cenário, já chegaram aos grandes centros brasileiros e têm auxiliado às autoridades na identificação de criminosos. É o caso do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança da Bahia (SSP-BA), que ajudou a capturar 42 foragidos da Justiça durante o Carnaval de Salvador.

Categorias
Divulgação Notícias Segurança da Informação Sistema gestão eletrônica de documentos Sistemas de Gestão Online Tecnologia

Transformação digital: como garantir a jornada da sua empresa para a nuvem

Acordar, checar a previsão do tempo e conectar as principais agências de notícias para ver se o mundo não acabou. Que bom, não acabou! Bem, então vamos aos e-mails, instant messengers, redes sociais e o que mais estiver “bombando”. Opa, recebi uma oferta de compra do meu carro que está anunciado, chegou meu demonstrativo do IRPF, meu táxi está chegando e levarei 40 minutos até a reunião com o cliente. Já não uso mais dinheiro nem cartão para pagar pela corrida, nem preciso falar ao motorista para onde vou. Está tudo na nuvem. Mas como chegamos até aqui e quais serão os próximos desafios? Como garanto que minha empresa passe pela transformação digital necessária para não perder o bonde desta história?

Categorias
Divulgação Notícias Sistemas de Gestão Online Tecnologia

A importância de um sistema de gestão personalizado

Olá pessoal, hoje neste post vamos falar sobre a importância de primeiramente criar um sistema de gestão para sua empresa, manter e deixá-lo sempre a seu gosto conforme seu negócio cresce. Neste artigo vou detalhar e tomar como base um sistema que não foi construído por nossa empresa, porém obtém o sucesso e vamos tomar como referência o que foi dado em conta para criação deste sistema e quais os prós e contras.

Com as minhas lidas por aí, vejo bastante gente dizer que um software online feito sob-medida é algo que nem toda empresa pode ter, por ter um custo muito elevado, era um gasto desnecessário. Partindo desta afirmação, podemos pensar de maneira que isto se torna uma inverdade, pois um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer é em um software exclusivo de uso seu com a finalidade de uso para a própria empresa. Veja o porquê disso:

Categorias
Dicas Notícias Segurança da Informação Tecnologia

Como recuperar e-mails hmailserver – arquivos .eml

Olá developers! Tudo bem com vocês?

Hoje vou abordar um assunto interessante, bem fácil e rápido de realizar que é Como recuperar e-mails do servidor de e-mail Hmailserver a partir de arquivos .eml

Como todos nós sabemos e não vou explicar neste post, o servidor de e-mails Hmailserver é grátis e de código-aberto, é um ótimo servidor de e-mails para atender quem deseja aprender mais sobre o funcionamento e pequenas demandas.

Leia: Como configurar hMailServer no Windows Server

Sabemos também que o nosso querido Hmailserver trabalha com arquivos físicos .eml e registros no banco de dados escolhido no momento da instalação, onde mantém sincronizado seu banco de dados interno com os arquivos físicos do servidor. Nestes arquivos ficam armazenados os e-mails enviados e recebidos pelo servidor separados por conta, geralmente no diretório: C:\Program Files\hMailServer\Data\ constam além das mensagens em texto plano, contém html, anexos, destinatários, etc.

Categorias
Dicas Notícias Segurança da Informação Tecnologia

O que é Ransomware e como se proteger

Aprenda nesta postagem de forma simples e direta o que é Ransomware e como proteger sua empresa deste ataque

Oi personas!

Hoje venho abordar um assunto um pouco complicado para os iniciantes e que causa terror para quem administra servidores e gerencia dados. Vamos falar hoje sobre o Ransomware. O nome parece uma marca de Computador (rsrsrs) mas não é! Trata-se de um tipo de Malware, em outras palavras, um tipo de programa de computador mal-intencionado, que tem a finalidade de restringir o acesso a certas partes de dados e a intenção do programa é pedir um certo “resgate” para desbloquear a informação.

O que é Ransomware e como se proteger
O que é Ransomware e como se proteger

O que é Ransomware?

Basicamente é um programa de computador que bloqueia seus dados e pede um valor em troca para desbloquear. O termo ‘ransom’ vem do inglês que significa “Resgate”.

Este tipo de termo surgiu lá pelo ano de 1989, mas foi a partir dos anos 2000 que este tipo de vírus ganhou mais força se divulgando e sendo muito usado entre os criminosos. Para você ter uma ideia de como este tipo de ataque é usado, de acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Britânico The Guardian, aproximadamente 40% de todas as empresas já tiveram um ataque deste tipo entre os meses de agosto de 2015 e de 2016. Surreal não?!

Um custo devido a este tipo de vazamento de informação, custa as grandes empresas quase R$ 4.5 milhões, certamente não tiveram o devido cuidado sobre este tipo de ataque ou não tiveram a segurança suficiente para que o ataque não seja efetivado.

Alguns especialistas de internet, afirmam que este tipo de ataque é o crime perfeito, pois são complexas as formas de identificação e rastreio imposta por quem realiza este tipo de ataque. As dificuldades advém das técnicas de navegação utilizadas que são da rede Tor (The Onion Router) a tal da Deepweb e também as formas de pagamento de resgate aceitas pelos Crackers, normalmente realizados através de dinheiro virtual, o bitcoin.

Bom, agora que sabemos o que é Ransomware veremos abaixo como se proteger de possíveis ataques em sua empresa. Ninguém quer ter dados comprometidos não é mesmo?

Como se proteger de Ransomware

Veremos abaixo oito dicas práticas e usuais:

  • A primeira dica é fazer backups. Simples não é? Porém é o mais importante. Realize regularmente cópias de segurança de seus dados críticos. Caso não for possível no momento realizar uma cópia de todo o sistema, então pelo menos dos arquivos de configuração e dos bancos de dados. Uma ideia recomendada, é realizar a cópia dos dados em vários locais, em mídias externas, datadas e criptografas contra acesso não autorizado.
  • Sua empresa usa servidores de e-mail corporativo? Melhore e revise as regras de SPAM no servidor de e-mail. Bloqueie e-mails que contém links de remetentes não conhecidos e não permita anexos maliciosos.
  • Desconfiar sempre das mensagens aleatórias inesperadas mesmo que sejam de familiares conhecidos, pois o vírus se propaga de maneira aleatória e não escolhe os alvos.
  • E-mails bancários são sempre uma forma de capturar dados e receber malwares. Geralmente recebemos e-mails pedindo para acessar tal link para atualizar informações bancárias online. NÃO CLIQUE nestes links. Caso você não tenha lembrado de algum aviso de seu gerente que receberá um link via e-mail. Caso haja dúvidas, ligue para seu banco e pergunte a veracidade da informação.
  • Nos sistemas operacionais, habilite a opção para enxergar as extensões dos arquivos e evite clicar em arquivos com terminações EXE, VBS, SCR (Nos sistemas Microsoft Windows) principalmente vindo de locais não confiáveis. Desconfie sempre.
  • Mantenha sempre o seu navegador atual atualizado, assim impossibilita de algum ataque explorando alguma vulnerabilidade em navegadores desatualizados.
  • Sempre utilizar softwares antivírus robusto e com tradição e reconhecimento de mercado. Atualmente existem vários, porém não vá no primeiro. Sempre procure a melhor opção e qualidade para nos manter protegidos. O ideal é procurar um especialista em segurança da informação para te auxiliar se for o caso.
  • E nos casos em que você tenha sido atacado com um Ransomware ou até outros tipos de Malware, primeiramente desconecte-se totalmente da internet ou da rede local da sua empresa e procure pelo Software para removê-lo. Identificado o programa, procure um profissional de TI para te ajudar a reverter esta situação e realizar, com segurança, os procedimentos necessários. Não recomendamos o pagamento do resgate de forma alguma, pois o financiamento do crime e o criminoso não te dará certeza absoluta de que seus arquivos e dados serão desbloqueados.

Bom gente, por hoje é só. Dei dicas básicas de como se proteger destes tipos de ataque e sempre é bom se manter seguro neste mundo virtual pois a cada dia, pessoas mais espertas estão a procura de falhas de segurança na rede a fim de promover um ataque ou até roubo de dados. Todo cuidado é pouco. Procure consultorias com quem entende do assunto. Caso queira falar com a gente, acesse nosso site.

Abraço a todos e qualquer dúvida ou informações, deixe um comentário, interaja conosco!

Categorias
Divulgação Notícias Segurança da Informação Sistema gestão eletrônica de documentos Sistemas de Gestão Online Tecnologia

Bauru apresenta sistema de gestão de documentos a gestores no Fórum de Cidades Digitais

Município reduziu custos e melhorou a tramitação de processos com a Gestão Eletrônica de Documentos

 Com uma solução caseira, Bauru (SP) vem economizando ao mesmo tempo em que agiliza os processos por meio da Gestão Eletrônica de Documentos (GED). O modelo desenvolvido pela equipe de TI da Prefeitura será apresentado a gestores durante o I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro, que acontece no próximo dia 16 de fevereiro em Jacarezinho.

O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, irá reunir prefeitos, gestores e vereadores para tratar de aprimoramento dos serviços públicos e desenvolvimento dos municípios por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. As inscrições para o Fórum são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/

Sistema de Digitalização de Documentos GED
Sistema de Digitalização de Documentos GED

Melhoria na gestão da documentos

A circulação de documentos via meio digital tem resultado em redução de custos com papel, pastas e impressões. Segundo o coordenador de Informática da Prefeitura de Bauru, Wellington Silva, cerca de R$10 mil já foram economizados desde a implantação da solução em outubro do ano passado, com 80 fluxos criados de processos pequenos, isso representa menos de 1% dos processos tramitados no ano passado. A meta até o fim de 2017 é chegar 30% de todo o fluxo.

Silva também ressalta a melhoria nos procedimentos internos das secretarias. Atualmente, finanças, jurídico e desenvolvimento econômico, por exemplo, já atuam com o sistema. “As secretarias passaram a pensar nos fluxos”, observa ele. “O fluxo de papel é muito grande. Criamos 153 mil documentos físicos e 10 milhões de impressões em 2016. Nossa estimativa é economizar R$300 mil depois de toda a implantação”, conta o coordenador de Informática.

Outra ferramenta desenvolvida pela equipe de programadores da Prefeitura também possibilitou maior controle sobre as taxas de obras no município. “Hoje a Secretaria consegue ter uma visão de tudo que entra e quanto tem para arrecadar”, completa.

Fórum – Além de Bauru, haverá apresentação de iniciativas desenvolvidas em Jacarezinho, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina e Ribeirão Claro, nas áreas da Saúde, Internet Gratuita, Georreferenciamento e Segurança. O evento também contará com a participação do coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado, Evandro Razzoto, para tratar de políticas públicas disponíveis aos municípios.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que o objetivo do Fórum é estimular investimentos, promover a troca de experiência e aproximar gestores de soluções que visam dar eficiência à máquina pública e melhorar a qualidade de vida da população por meio da tecnologia. O I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro tem o patrocínio bronze da Nick Network e apoio da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e União de Vereadores do Paraná (Uvepar).

FONTE: Artigo da Rede Cidades Digitais.

Categorias
Divulgação Notícias Sistemas de Gestão Online

Veja benefícios de ter um sistema de gestão escolar

Neste post, vamos ver um pouco sobre os benefícios, valores, conceitos e na verdade o que são softwares de gestão escolar e o que isso pode te ajudar na gestão da sua escola.

Sabemos que com o avanço contínuo da tecnologia, ficou cada vez mais fácil e rápido executar ações antes embora complexas e demoradas, podemos executar sem erros em segundos. Como por exemplo, fazer histórico de alunos no âmbito escolar, escolas que antes demoravam até uma semana para entrega do documento hoje em dia, as que usam um sistema de gestão escolar, podem entregar no mesmo dia. E isso é possível com o investimento do gestor e adaptação para uso em sua escola.

Sistema de Gestão Escolar ONLINE
Sistema de Gestão Escolar ONLINE

O que é um software gestão escolar?

O conceito de gestão escolar nos remete ao gerenciamento e administração de uma determinada instituição de maneira eficiente. O objetivo da gestão escolar, portanto, é organizar todas as áreas, aspectos e determinantes para que o processo fim (a educação) ocorra de maneira eficaz, garantindo seu objetivo principal, que é a aprendizagem efetiva por parte dos alunos.

O software de gestão escolar é na prática, um sistema que faz o controle de todos processos da escola: financeiro, contábil, recebimento, retenção entre outras tarefas que são indispensáveis para a gestão escolar.

Atualmente, diante de tantas possibilidades digitais e do avanço tecnológico, os softwares de gestão escolar estão em pauta. A automatização garante uma integração de todos os fatores do processo educacional (tanto a atividade fim como as atividades à sua volta) garantindo, assim, uma gestão eficiente. Mas, quais são os benefícios desse tipo de ferramenta? Conheça a seguir.

Benefícios dos softwares de gestão escolar

Os benefícios ligados à utilização desse tipo de ferramenta são diversos. Para começar, citaremos:

  • Aumento na captação de alunos;
  • Diminuição da evasão escolar;
  • Diminuição dos níveis de inadimplência;
  • Controle e gestão financeira eficiente;
  • Aumento da produtividade das equipes envolvidas;
  • O foco passa a ser o cliente e não os processos operacionais;
  • Melhoria na tomada de decisão das áreas gerenciais;
  • Fidelização de clientes (pais e responsáveis).

Como lidar com a inadimplência no mercado

Sabemos que a inadimplência é algo com que todas as instituições precisam lidar. E por poderem prejudicar o andamento de algumas atividades e projetos, é importante preparar-se para ela. Mas, como?

  • Conheça os pais e o seu aluno: a melhor maneira é através de formulários e reuniões mensais. O software auxilia no cadastramento dos estudantes!
  • Tenha um departamento financeiro estruturado: aqui também entra o software de gestão, pois ele auxilia no gerenciamento das finanças da escola, ajuda a saber quem está inadimplente e acompanhar as datas de vencimento;
  • Cobrança automática;
  • Departamento jurídico preparado.

Como você pôde perceber, fica muito mais fácil lidar com a inadimplência quando se tem um software de gestão escolar, não é mesmo? Mas, quais as outras vantagens e oportunidades dessa ferramenta?

Vantagens e oportunidades

Dentre as mais diversas vantagens e oportunidades, podemos destacar:

  • Flexibilidade no controle da instituição;
  • Segurança através de senhas com criptografia e dados armazenados em um servidor;
  • Necessidades e demandas reunidas em um só espaço;
  • Possibilidade de análise de perfil dos pais e alunos;
  • Melhor gerenciamento de pagamentos e recebimentos;
  • Emissão de relatórios de inadimplência, recebimentos e pagamentos.

Agora que entendemos o conceito de gestão escolar e os benefícios e vantagens do software de gestão escolar, você têm interesse no sistema? Conheça o sistema de gestão escolar da Websign Sistemas, entre em contato conosco clicando aqui para solicitar um orçamento grátis!

Categorias
Dicas Notícias Segurança da Informação Tecnologia

Como habilitar ou desabilitar NETBIOS sobre TCP/IP no Windows Server

Olá pessoas!

Hoje dar um básico sobre habilitar e desabilitar o serviço de NETBIOS sobre TCP/IP. Para explicar melhor do que se trata, caso você tenha chegado até aqui neste post e ainda não saiba o que é NETBIOS, vou explicar:

NetBIOS
NetBIOS

NETBIOS é um acrônimo para Network Basic Input/Output System, ou em português Sistema Básico de Rede de Entrada/Saída.  De acordo com o Wikipédia, É uma API que fornece serviços relacionados com a camada de sessão do modelo OSI, permitindo que os aplicativos em computadores separados se comuniquem em uma rede local, não podendo ser confundido, portanto, como um protocolo de rede. Sistemas operacionais mais antigos executavam o NetBIOS sobre o IEEE 802.2 e o IPX/SPX usando os protocolos NetBIOS Frames (NBF) e NetBIOS sobre IPX/SPX (NBX), respectivamente. Em redes modernas, o NetBIOS normalmente é executado sobre TCP/IP através do protocolo NetBIOS sobre TCP/IP (NBT). Isso resulta que cada computador na rede possua um endereço IP e um nome NetBIOS correspondente a um (possivelmente diferente) nome de hospedeiro.




Geralmente, hoje em dia não se usa NETBIOS para serviços em aplicações de servidores, era comumente utilizado na rede interna de empresas. Portanto, se você possui um servidor de aplicações web, DHCP, Servidor de impressão ou servidor de arquivos, é recomendável a desabilitação deste serviço por motivos de segurança.

Para desabilitar ou habilitar no Windows Server 2003, siga os passos:

Iniciar > Painel de Controle > Central de rede e compartilhamento > Alterar as configurações do adaptador > [Selecione a interface de rede] > Clique com o direito e selecione Propriedades > Duplo clique na opção Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) > Na janela que surgir, logo abaixo das configurações de servidor DNS clique no botão Avançado > Selecione a aba WINS > Selecione sua opção no painel Configuração NetBIOS.

O sistema deixa como padrão, porém você pode configurar como para Desativar caso não use ou Ativar caso use o serviço de NETBIOS.

Configurações NetBIOS
Configurações NetBIOS

Para desabilitar ou habilitar no Windows Server 2012, siga os passos:

Iniciar > Painel de Controle > Central de rede e compartilhamento > Alterar as configurações do adaptador > [Selecione a interface de rede] > Clique com o direito e selecione Propriedades > Duplo clique na opção Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) > Na janela que surgir, logo abaixo das configurações de servidor DNS clique no botão Avançado > Selecione a aba WINS > Selecione sua opção no painel Configuração NetBIOS.

O sistema deixa como padrão, porém você pode configurar como para Desativar caso não use ou Ativar caso use o serviço de NETBIOS.

Configurações NETBIOS Windows Server 2012
Configurações NETBIOS Windows Server 2012

 

Recomendo caso não use NetBIOS, feche as portas correspondentes no seu Firewall

É caro amigo, as portas do seu servidor são como as portas de sua casa, caso não estejam sendo usadas por algum serviço, FECHE-AS! Portanto, claro, caso você não esteja usando o serviço de NetBIOS em seu servidor seja ele VPS, dedicado ou qualquer outro local e/ou internet. As portas deste serviço são 135, 138, 139 e 445. Para fechar, veja as regras do Firewall do seu servidor e bloqueie as portas tanto de entrada como saída.

Definição de NETBIOS: https://pt.wikipedia.org/wiki/NetBIOS

Bom pessoal, por hoje é só! Ao logo da semana vou encontrando um tópico relevante para a gente escrever! Abraço a todos!

 

Categorias
Divulgação Notícias Tecnologia

Prefeitos eleitos nas 32 cidades mais empreendedoras do país focam em inovação

Ao todo, eles incluíram 321 propostas citando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprimorar algum setor da administração pública, revela levantamento da Rede Cidade Digital.

Nas 32 melhores cidades para se empreender no país o investimento nas Tecnologias da Informação e Comunicação para fomentar o desenvolvimento econômico está previsto para os próximos quatro anos. É o que revela consulta feita Rede Cidade Digital (RCD), a pedido da Revista Exame, aos planos de governo dos prefeitos eleitos nestas localidades e protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento da RCD, que atua no estímulo às cidades inteligentes, mostra que depois da informatização dos serviços públicos (item mais lembrado com 21%), que inclui a modernização e adoção de sistemas de gestão, por exemplo, incentivos na área para economia criativa, parques tecnológicos, incubadoras e startups foram as propostas mais destacadas pelos prefeitos eleitos: 42 ou 13% do total.

Prefeitos eleitos nas 32 cidades mais empreendedoras do país focam em inovação
Prefeitos eleitos nas 32 cidades mais empreendedoras do país focam em inovação

Ao todo, 321 propostas para o uso das TICs para aprimorar algum setor da administração pública constam nos documentos. As cinco cidades que mais apontam investimentos em tecnologia, com foco em ambientes de inovação e de conectividade, são Teresina (PI), São Paulo (SP), Natal (RN), Aracaju (SE) e Joinville (SC), respectivamente. Assim como nas localidades menores, a necessidade de melhorar o atendimento e dar mais eficiência a setores como Saúde, Educação e Segurança também estão entre os principais projetos da nova gestão 2017-2020.

Para o diretor da RCD, José Marinho, a demanda social, exigida pelo cidadão cada vez mais conectado, faz com que os municípios busquem na tecnologia a solução para diversos problemas urbanos. “Principalmente nos grandes centros, que sofrem há décadas com o crescimento desordenado devido à migração, a tecnologia é fundamental para melhorar o fluxo intenso de informação e facilitar a vida das pessoas por meio da implantação de ferramentas, equipamentos e soluções”, observa Marinho.

As localidades mapeadas pela RCD constam no Índice Cidades Empreendedoras, produzido pela Endeavor, e divulgado recentemente. Dos 31 planos de governo analisados, dois não citam o uso de tecnologia: Sorocaba e São José dos Campos (SP). Apenas Brasília não entrou na contagem dos dados por não ter eleições municipais.

Maringá, que sediou em novembro o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, é a melhor colocada entre as localidades do Estado. Está entre as 10 primeiras do país com maior número de propostas em tecnologia. Teresina lidera o ranking, onde o prefeito reeleito Firmino Filho, do PSDB, acrescentou mais de 35 itens referindo-se à adoção de iniciativas tecnológicas para aprimorar algum setor da administração municipal.

De acordo com o plano de governo registrado no TSE, além de investimentos em tecnologia nas principais áreas como Saúde, Educação e Segurança, Firmino cita a criação e implantação do Núcleo de Startups em parceria com as universidades, do Polo Empresarial- Sul como meta articular junto às empresas de telecomunicações a instalação de internet de alta velocidade na região e do Projeto SINERGIA, que tem como objetivo, segundo o documento, “desenvolver um centro de empreendedorismo em Tecnologia da Informação na capital, com ações de qualificação, articulações com empresas de tecnologia que apoiam estudantes e jovens profissionais na inserção no mercado de trabalho”.

Sobre a Rede Cidade Digital – Iniciativa apartidária criada há cinco anos para estimular o aprimoramento dos serviços públicos e crescimento econômico, principalmente de municípios menores, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Desde então, promoveu mais de 30 fóruns regionais de cidades digitais e cinco congressos estaduais, gratuitos para servidores municipais e abrangendo os três estados do Sul, como forma de levar informação sobre os benefícios e impactos de investir no setor.

Realizados em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, os eventos são direcionados a prefeitos, gestores e vereadores que têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de conhecimento, geralmente concentrado em grandes centros. O objetivo, conforme ressalta o diretor da RCD, é aproximar os administradores públicos das novas tecnologias e do mercado fornecedor de tecnologia, interessado em levar soluções aos pequenos municípios. O principal meio de comunicação é o portal redecidadedigital.com.br. Em 2017, o planejamento da RCD envolve também a realização de eventos em outros dois estados: São Paulo e Minas Gerais. “Trata-se de um novo ciclo nas cidades onde a tecnologia terá papel determinante para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos. Com planejamento em TIC e inovação, os municípios passam a encontrar uma nova fonte para reduzir gastos, aumentar a arrecadação e, principalmente, tornar a vida do cidadão melhor”, completa Marinho.

Informações sobre o calendário de eventos da RCD em 2017 e como diversas Prefeituras pelo país têm investido em tecnologia podem ser obtidas pelo redecidadedigital.com.br