Categorias
Notícias Segurança da Informação Tecnologia

Reconhecimento facial ajuda a capturar 42 foragidos no Carnaval de Salvador

Os sistemas de reconhecimento facial têm se tornado cada vez mais comuns e costumam gerar reações de amor e ódio. Nesse cenário, já chegaram aos grandes centros brasileiros e têm auxiliado às autoridades na identificação de criminosos. É o caso do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança da Bahia (SSP-BA), que ajudou a capturar 42 foragidos da Justiça durante o Carnaval de Salvador.

Em todos os casos, a ferramenta de monitoramento indicou semelhança acima de 90%, segundo os dados apresentados pelo Quartel do Comando Geral da Polícia Militar durante coletiva sobre a festa popular.

Sistema de Reconhecimento Facial no Carnaval 2020 (Foto: Reprodução/ Twitter Governo da Bahia)
Sistema de Reconhecimento Facial no Carnaval de Salvador 2020 (Foto: Reprodução/ Twitter Governo da Bahia)

Entre os suspeitos identificados pelo equipamento, foram 40 homens e duas mulheres. Todos com ordem judicial de prisão e, entre eles, dois estavam envolvidos em homicídios, 13 relacionados a tráfico de drogas, 14 procurados por roubos e três ligados a furtos.

Após a identificação virtual, os indivíduos passaram por um processo de identificação humana, ou seja, mias uma checagem. O recurso do Face Check – ainda em testes – também foi utilizado. Nele, a partir de uma foto da palma da mão do individuo, a ferramenta compara as impressões digitais com os registros do banco de dados para validar a identidade do cidadão.

“O Carnaval de 2020 confirma o nosso pioneirismo no uso de tecnologia de ponta em grandes eventos. Começamos na festa do ano passado, com o reconhecimento facial, e tivemos um preso. Na Micareta de Feira alcançamos 33 foragidos e agora encerramos a folia de Salvador com 42 capturados”, explica o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública da Bahia

Por Websign Sistemas de Gestão

WEBSIGN trabalha criando sistemas de gestão online para grandes e pequenas empresas, visando mais organização em seus processos e demandas.

Deixe uma resposta