Olá meus queridos leitores do blog. Hoje iremos abordar um tema massa, o mundo mágico e incrível do DNS. Neste post não irei explicar qual DNS usar para “acelerar sua conexão” ou informar o que é um servidor DNS, porém tenho o alvo de informar para vocês como criar o seu próprio servidor DNS com cache para resolver nomes em sua rede local de forma que possamos aprender e estudar como funciona esse sistema, além é claro, que realmente esse método pode acelerar sua conexão.
Lembrando que não explico aqui como configurar o DNS para ser autoritativo de domínios, e não estou usando a ferramenta de DNS do próprio Windows pois achei melhor e mais rápido usar outro que será explicado a seguir. Então, caso esteja procurando como configurar seu servidor DNS para receber domínios, não é este post que você deve ler.
Introdução
Antes de começar, você deve saber que tudo informado neste post é com o intuito de aprendizado, nada aqui é para você usar em “produção” em seus clientes, pois sempre existem formas mais seguras de se fazer tal procedimento. Vamos precisar de um servidor Windows Server para que possamos continuar, porém se você tiver apenas um servidor linux com o Bind, acredito que também deverá funcionar pois as configurações são as mesmas.
Bom, dentro do Windows, baixe a versão mais atualizada do BIND DNS. Porquê estou usando o Bind? Bom, por se tratar de uma configuração mais simples e por ser mais leve em relação a ferramenta que o próprio Windows nos disponibiliza, para esta funcionalidade.