Senac lança pós-graduação em Segurança da Informação para 1° semestre de 2017

Curso da instituição poderá ser realizado a distância em qualquer local do país; inscrições abertas até 2 de março

Devido aos riscos que as informações estão correndo hoje no ambiente cibernético, as empresas estão cada vez mais estruturando áreas de Segurança de TI. Para os profissionais que desejam se preparar para esse segmento, o Senac lança a pós-graduação a distância em Segurança da Informação para o primeiro semestre de 2017. O objetivo do curso é preparar profissionais para melhorar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações trafegadas pelos indivíduos e empresas, a fim de construir um ambiente estritamente seguro onde a informação é o bem mais importante.

A nova pós-graduação tem a finalidade de formar profissionais capazes de desenvolver metodologias, processos e procedimentos para a proteção e a governança das questões de segurança da informação das organizações, de modo a aplicar padrões de mercado e políticas de segurança. “Os profissionais dessa área vem sendo disputados por empresas. Todos querem e precisam de um profissional qualificado para proteger e administrar a segurança de todas as informações que são geradas. É uma das áreas mais propícias ao desenvolvimento de uma carreira”, afirma Vladimir Esteves, professor e coordenador do curso Segurança da Informação do Senac EAD.

A especialização em Segurança da Informação, ministrada pelo Senac EAD, é voltada para graduados nas áreas de computação e para interessados nesse segmento. O curso prevê diversas situações de ensino nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada no ambiente virtual de aprendizagem.

Veja também: Dicas de segurança na internet

Para Márcio Roberto Seraggi, coordenador das áreas de redes e infraestrutura do Senac São Paulo, a proposta do curso lançado é abrangente e está dividida em três blocos de conhecimentos. “Eles começam com os aspectos gerais da segurança da informação em redes computacionais, dispositivos wireless e cloud”. Em seguida, complementa Seraggi, o curso aborda a “organização da informação”, visando definir políticas e procedimentos voltados à segurança da informação, que incluem auditorias, criptografias e forense computacional. “A grade é finalizada com todos os aspectos ligados à gestão da segurança da informação, complementada com gestão de riscos e continuidade dos negócios”, descreve o especialista da instituição.

Durante a especialização a distância, os conhecimentos prévios dos alunos também são aproveitados como ponto de partida para a construção de novos aprendizados. Nesta modalidade do Senac, é preciso realizar uma avaliação presencial por semestre no polo escolhido no momento da matrícula. Há polos presenciais para a oferta EAD em todo território nacional, atualmente são 289 polos em todo país. Além da capilaridade da rede, a instituição é pioneira no ensino a distância, desde 1947, e foi avaliada com nota máxima (5) do MEC.

Pós-graduação

Os 26 cursos a distância, sendo quatro deles novos (Cloud Computing, Segurança da Informação, Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, e Gestão de Saúde), são ideais para quem não dispõe de tempo para deslocamento e precisam de mais flexibilidade no estudo. O Senac conta com a maior rede de ensino a distância do país, com 289 polos em todos os estados brasileiros.

Sobre o Senac EAD

Com 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

Em 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o país e apoiados por mais de 289 polos presenciais para avaliações.

Neste ano, os cursos superiores a distância foram reconhecidos com nota máxima, 5, da comissão de recredenciamento do MEC para o Centro Universitário Senac.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.senac.br.

Serviço

Pós-graduação em Segurança da Informação

Investimento: R$ 6.649 – 18 parcelas de R$ 369,39 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Desconto de 20% para comerciários e dependentes

Duração: 18 meses (360h)

Taxa de inscrição: R$ 20

Inscrições exclusivamente pelo site: http://www.ead.senac.br/pos-graduacao/

 Novembro/2016

É preciso dar condições para provedores locais atenderem a demanda, diz diretor da Abranet

Conectividade é um dos temas tratados durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que reúne neste mês gestores públicos e empresários em Maringá

As empresas locais de internet têm tido papel fundamental para fornecer conectividade onde não há interesse das grandes operadoras. Já são quase cinco mil provedores regionais no país, segundo o diretor de Planejamento Estratégico e Marketing da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Dorian Lacerda Guimarães. Apesar do mercado em expansão, o diretor destaca que é preciso dar condições para que os provedores regionais consigam fornecer condições de desenvolvimento aos municípios interessados na implantação de infraestruturas de rede. “Conectividade é um fator acelerador. Investir localmente é gerar renda, empregos, oportunidades para as pessoas que estão nas cidades”, observa.

Provedores de Internet
Provedores de Internet

Conectividade, infraestrutura de rede e soluções tecnológicas serão temas de encontro entre gestores públicos e empresários durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em Maringá, dias 24 e 25 de novembro. Representantes de mais de 100 municípios já estão inscritos para o evento, gratuito para servidores públicos, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Maringá.

A Abranet é uma das entidades apoiadoras da iniciativa. Guimarães vê como positivo o compartimento de experiências e interesse das prefeituras nas cidades digitais e inteligentes. “Só o fato de reunir pessoas e trazer essa onda de inovação já é positivo. Deixa um grande legado. Somos muito imediatistas. Esse mundo digital está fazendo as pessoas serem muito rápidas. O governo que não é digital acaba não tendo eficiência no que faz”, completa.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo congresso.redecidadedigital.com.br

Para o diretor da RCD, José Marinho, a partir de 2017 novos investimentos devem ser feitos nos municípios, devido ao momento econômico, pela escassez de recursos e necessidade das Prefeituras de enxugar gastos, otimizar os serviços e aumentar a arrecadação, e pelo período pós-eleitoral, no qual os novos prefeitos iniciam a implantação de seus planos de governo. “A tecnologia é transversal a todos os setores da administração pública e deve ser estratégica para a adoção de ações visando o aprimoramento dos serviços públicos e desenvolvimento socioeconômico das cidades”, afirma Marinho, ressaltando a importância do Congresso que é considerado o principal evento direcionado para pequenos e médios municípios.

O 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais conta com patrocínio master da ENW e SAJ Procuradorias; ouro da Exati Tecnologia, Smart Matrix e W3 Informática; prata da Digistar Telecomunicações, Paliari, DRZ, Sinax, Rang Tecnologia e Gauss Geotecnologia; bronze da UniCesumar. A iniciativa também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Associação de Municípios do Paraná (AMP), das associações de municípios AMCG, AMSOP, AMUNOP, ASSOMEC, CANTU, AMCESPAR, AMEPAR, AMERIOS, AMUNORPI, AMUSEP, COMCAM, AMUVI e AMUNPAR, além da ABRANET, ABEPREST, Assespro-PR, ABINC, ACIM, Terra Roxa Investimentos e União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR).

Serviço:

4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Maringá – 24 e 25 de novembro

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congresso.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br

Software é cada vez mais protagonista na transformação digital brasileira

Em 2017, as projeções são de que as despesas com softwares cresçam 7,8%

Os gastos com TI no Brasil devem atingir R$ 236,1 bilhões em 2017, um aumento de 2,9% comparado a 2016, de acordo com a última previsão feita pelo Gartner. Os analistas da consultoria afirmam que, no futuro, o fortalecimento da moeda real fará com que o dólar referente a TI vá além, ajudando as organizações a atualizarem suas tecnologias conforme a melhora da economia brasileira.

Softwares
Softwares

“A volatilidade significativa da taxa de câmbio e os desdobramentos políticos têm impactado o mercado brasileiro nos últimos dois anos. No entanto, de uma perspectiva de gastos com TI e em um momento de comportamento de austeridade do mercado, o Brasil está começando a mostrar sinais de recuperação. O País está em uma fase de transição em direção às tecnologias com um impacto nos negócios em curto e médio prazo e uma transformação digital em longo prazo”, afirma Luis Anavitarte, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

Projeções do Gartner para 2017 em relação a 2016 apontam que o segmento de dispositivos (incluindo PCs, tablets, celulares e impressoras) no Brasil deve atingir um total de R$ 46 bilhões, um aumento de 5,3%. Os gastos com sistemas de Data Center totalizarão R$ 6,8 bilhões, uma queda de 1,4% sobre 2016. Já as despesas com software irão chegar a R$ 14,6 bilhões, crescendo 7,8%. Por sua vez, os gastos com serviços de TI alcançarão R$ 55,4 bilhões em 2017, um aumento de 6,3%, e os serviços de comunicação devem ter um crescimento estável, totalizando R$ 113,3 bilhões em 2017.

De acordo com a consultoria, Software e serviços de TI serão a chave para o desenvolvimento da infraestrutura da civilização. “A infraestrutura da civilização mudará para sempre a forma como as pessoas agem social, digital e fisicamente por meio de sensores conectados e da inteligência digital”,pontuou o Vice-Presidente de Grupo do Gartner, Val Sribar. Para ele, os gestores de TI vão participar da criação de uma nova plataforma digital baseada em inteligência, que permitirá a criação de ecossistemas, negócios conectados e indústrias em queda. Ela irá mudar a própria sociedade e a forma como as pessoas vivem.

Via Convergência Digital.

Governo quer prontuário eletrônico nos postos de saúde em até 60 dias

Atualmente, dos 41.688 postos de saúde em funcionamento, apenas 24% utilizam prontuários eletrônicos

Postos de saúde de todo o país terão 60 dias para implementar o prontuário eletrônico, sistema que deve trazer dados como o histórico dos atendimentos feitos aos pacientes e resultados de exames, entre outras informações.

O prazo foi anunciado nesta quinta­-feira (6) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, as unidades que não se adaptarem ao novo modelo até o início de dezembro poderão ter recursos federais voltados à atenção básica cortados. Hoje, esses recursos, que custeiam programas como o Saúde da Família, por exemplo, correspondem a R$ 10 bilhões ao ano.

Prontuário Eletrônico
Prontuário Eletrônico

Apesar do projeto, dados do próprio ministério mostram que a implementação do prontuário pode ser alvo de impasses. De 41.688 postos de saúde em funcionamento no país, só 10.134 já utilizam prontuários eletrônicos –o equivalente a apenas 24%. O restante, ou 76%, ainda registram atendimentos e histórico dos pacientes em papel.

Desde 2014, a pasta também repassa recursos para ampliar o acesso à internet nas unidades de saúde. Ao todo, 8.000 já receberam verbas para ampliar as conexões –destas, no entanto, só 4.800 enviam dados por sistema eletrônico. O ministério não informou o total de unidades ainda sem acesso à internet.

Questionado, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirma que não deve haver problemas para a implementação. Segundo ele, dados do Ministério das Comunicações apontam que todos os municípios têm ao menos um ponto de internet banda larga.

Caso uma unidade não puder realizar a implementação, afirma, deve enviar uma justificativa para que o caso seja analisado e para que o governo possa tomar medidas até o cumprimento do prazo.

“Alguns municípios reportarão dificuldades. Vamos apoiá­los para que recebam a conectividade e veremos como proceder as informações para os municípios mais distantes, mais remotos”, disse. “Quem não puder estar no sistema vai ter que justificar, senão para de receber o PAB [recursos do piso da atenção básica]”, afirma ele, para quem os dados devem ser utilizados para verificar a aplicação dos recursos na rede e para ter maior controle dos atendimentos. “Vai dar para saber o lugar na fila? Deus ajude que sim. Não estou propondo isso, mas espero que o sistema nos ajude a ver isso”, afirmou.

Biometria – Para implementar o sistema, o ministério afirma que irá oferecer uma nova plataforma gratuita de envio de dados a todos os municípios. Cidades, no entanto, também podem optar por usar um sistema próprio, informa.

A plataforma, chamada de e­SUS AB, deve trazer espaço para que sejam gravados dados de consultas realizadas e diagnósticos, procedimentos realizados, resultados de exames e disponibilidade de medicamentos na rede.

O ministério também afirma que vai implementar, até 2017, serviços de biometria nas unidades de saúde, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo é evitar fraudes. Segundo Barros, a pasta também estuda ampliar os serviços de telemedicina, em que médicos dos postos de saúde podem recorrer a especialistas de várias áreas para analisar os casos em conjunto.

Via Folha de São Paulo.

Falsa promoção do Carrefour no WhatsApp infecta mais de 8 mil

Uma falsa promoção do Carrefour que está circulando pelo WhatsApp já infectou mais de oito milhões de brasileiros, segundo a empresa de segurança digital PSafe.

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A mensagem solicita a participação em uma pesquisa e oferece a chance do participante receber um vale-compra no valor de R$ 500. Mas, ao clicar no link, a vítima é direcionada para uma página maliciosa que vai viabilizar a invasão do celular.

Na falsa página do Carrefour, o usuário é convidado a responder quatro perguntas, tais como “Você é um cliente habitual?” ou “Você já resgatou cupons de desconto no Carrefour?”, além de ser induzido a compartilhar a “pesquisa” com dez amigos via WhatsApp, com a promessa de receber o voucher de R$ 500.

Na quarta e última etapa do golpe, a vítima é direcionada para o preenchimento de um cadastro. Ao divulgar as informações pessoais, o usuário corre grandes riscos de ter seus dados expostos, ser cadastrado em serviços de SMS pago, baixar um aplicativo malicioso e até ter prejuízos financeiros.

Em nota, o Carrefour informa que a página de promoções, brindes e vale-presentes, criada recentemente em nome da companhia, não pertence à empresa. “Nossas promoções são divulgadas exclusivamente por meio de inserções publicitárias ou por meio do site e dos canais oficiais nas redes sociais”, acrescentou  a empresa.

De acordo com a PSafe, esse tipo de golpe tem sido cada vez mais frequente por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers e ter alta disseminação, já que muitas pessoas têm o hábito de divulgar promoções para seus conhecidos sem checar se são verídicas ou não.

Caso você tenha caído no golpe, é recomendado desinstalar o app malicioso, baixar um antivírus e fazer uma varredura no aparelho. É preciso ficar atento ainda ao cadastro em supostos programas pagos de SMS. Portanto, entre em contato com a operadora e solicite o cancelamento dos falsos serviços.

Como se prevenir

A PSafe recomenda que se desconfie sempre de promoções exageradas, principalmente quando anunciada fora dos canais oficiais da marca. Nunca disponibilize dados pessoais ou propague links antes de certificar-se que a oferta é real.

É recomendável ainda o uso de antivírus no celular, que funciona como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos e impedir que os hackers tenham acesso ao seu aparelho.

Fonte: Uol

Em Santo Ângelo(RS), aplicativo permitirá maior integração entre população e a prefeitura

Os moradores do município de Santo Ângelo terão uma nova ferramenta de contato e solicitação de serviços públicos gerenciados pela prefeitura municipal, o Aplicativo Cidadão Mobile, que está em fase de testes e em breve estará disponível para que a população possa solicitar serviços como a manutenção de logradouros públicos, serviços de iluminação pública como a trocas de lâmpadas e além disso, o contribuinte contará com a central da dengue. O aplicativo de celular também permite que o contribuinte faça denúncias sobre a fiscalização de obras, veículos estacionados em locais proibidos e a fiscalização tributária. O software pode ser baixado na maioria dos celulares e tablets que possuem o sistema Androide e está disponível através da Play Store.

Aplicativo Prefeitura Santo Angêlo
Aplicativo Prefeitura Santo Angêlo

Como acessar – Para fazer o download do aplicativo o cidadão deve acessar o site da prefeitura municipal de Santo Ângelo: http://www.santoangelo.rs.gov.br, clicar na aba “Cidadão Mobile” e fazer o download direto para o celular. Na aba também constam informações sobre o uso e as funcionalidades do aplicativo.

Outra opção de download é diretamente na Play Store, basta o munícipe abrir a Play Store diretamente no celular, procurar por “Cidadão Mobile” e em seguida fazer o download. Depois de instalado no celular, basta um cadastro rápido, escolher a cidade e já estará pronto para uso. Além de Santo Ângelo, algumas cidades da região como São Luiz Gonzaga, Giruá e Horizontina já contavam com o aplicativo.

Via O Mensageiro.

Prefeitura de Jaboatão(PE) disponibiliza internet Wi-Fi gratuita em diversos locais do município

Desta sexta-feira (23), sempre que alguém estiver na Praça do Rosário e no Mercado de Jaboatão Centro, no Mercado de Cavaleiro, no Viaduto Geraldo Melo e no Mercado das Mangueiras, em Prazeres, na Igrejinha de Piedade, e no Mercado do Peixe, em Candeias, e quiser acessar a internet de maneira rápida, eficaz e gratuita será possível. Isto porque esses sete lugares são os primeiros pontos oficiais de acesso Wi-Fi gratuito do município. O prefeito Elias Gomes foi à Praça do Rosário para testar o novo serviço e entregar a novidade à população.

Internet grátis
Internet grátis

O Governo Municipal está investindo cerca de R$ 52 mil mensais nesta primeira etapa do projeto Jaboatão Digital, uma iniciativa que vista dotar órgãos e entidades de conexões e redes de alta velocidade, para que mais serviços informatizados possam ser oferecidos, e a disponibilização de Wi-Fi gratuita para população.

A Prefeitura prevê que, nos próximos meses, outros 15 locais também recebam todo equipamento necessário para implantação da conexão. Entre os lugares, o prefeito Elias Gomes citou Cajueiro Seco, Novo Horizonte e Areeiro. “Será possível viajar para qualquer lugar do mundo estando em diversos bairros do meu Jaboatão”, enfatizou o gestor.

Os cidadãos poderão ter acesso aos diversos serviços oferecidos pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes no meio digital, como o Portal de Reclamação Online – PROCON, Portal de Concursos e Seleções, Portal da Cultura, Portal da Transparência, Central de Atendimento ao Cidadão – CAC, Cadastro de Habitação do Programa Minha Casa Minha Vida, e a própria Agência Pública de Notícias Acontece.

O acesso é simples e não necessita de nenhum cadastro, senha ou login, basta conectar o Smartphone ou notebook à rede Jaboatão Digital. Para segurança dos usuários, um filtro é realizado pela rede, impedindo o acesso a sites de conteúdos restritos.

Via Prefeitura de Jaboatão.

Prefeitura de Natal adota sistema de gestão de correspondência eletrônica entre secretarias

Na busca por economia e mais agilidade na comunicação entre as suas secretarias, a Prefeitura de Natal passa a adotar um sistema de gestão de documentos eletrônicos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). O sistema já foi testado como projeto piloto durante um mês pela Secretaria de Tributação e pela Procuradoria Geral, apresentando resultados satisfatórios.

Prefeitura de Natal
Prefeitura de Natal

Os bons resultados levaram à publicação do Decreto-Lei 11.093, no último dia 8, pelo prefeito Carlos Eduardo, determinando “a utilização do Módulo de Documentos previsto no Sistema de Controle de Informações – PMN como principal ferramenta de comunicação oficial entre os de órgãos da estrutura municipal”. Pelo Decreto, os órgãos municipais têm 30 dias para se adequarem ao novo sistema de troca de correspondência.

“Esse sistema vem trazer mais agilidade e facilitar a comunicação entre as secretarias, além de promover uma grande economia em insumos, como papel e tinta de impressora”, argumenta a chefe da Coordenadoria de Tecnologia de Informação da Sempla, Carolina Barbosa. Segundo ela, a adoção do sistema de correspondência eletrônica partiu de uma orientação do Conselho Municipal de Desenvolvimento, considerando ” os princípios da celeridade, economicidade e da eficiência administrativa”.

Considerando os avanços tecnológicos, que possibilitam melhorias na gestão das correspondências oficiais, Carolina Barbosa diz que uma luta a ser travada é a do uso do papel, “uma cultura que precisa ser vencida”. Ela ressalta que nos 30 dias do projeto piloto mais de 500 documentos transitaram pelo sistema, sem papel e com tempo médio de três dias, quando antes era de cinco. Os resultados foram apresentados em reunião com todos os coordenadores de TI dos órgãos municipais.

Segundo o Decreto municipal, o sistema de correspondência eletrônica deve ser utilizado na modalidade “Ofício” para as comunicações externas e na modalidade “Memorando” para as comunicações internas. Cada órgão deve gerenciar o cadastramento de seus usuários e a implantação do sistema, cabendo a SEMPLA a gestão e manutenção do sistema. Ficam fora da nova modalidade de correspondência, “ as comunicações despachadas em processos administrativos”. O Decreto prevê, ainda, que a comunicação ” deve atender às formalidades hierárquicas, não sendo permitidas as comunicações diretas entre departamentos ou setores de um órgão com outro órgão ou seus departamentos e setores”.

Via Agora RN.

Aluno do IMD recebe medalha em Olimpíada de Informática

O aluno do Talento Metrópole e do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Victor Agnez, foi classificado em primeiro lugar geral na Olimpíada Iberoamericana de Informática, cuja medalha de ouro foi entregue durante a cerimônia da Olimpíada Internacional de Informática, ocorrida em Kazan, na Russia, no mês de agosto. A medalha foi entregue à delegação brasileira presente ao evento.

Instituto Metrópole Digital
Instituto Metrópole Digital

Victor já tinha sido medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Informática, realizada em 2015, tendo sido selecionado para participar da Olimpíada Internacional, e habilitado para participar da Olimpíada Iberoamericana, ocorrida em 22 de julho de 2016. Sem condições de participar do evento, ele competiu com mais cem estudantes, classificando-se em primeiro lugar e levando uma das quatro medalhas de ouro.

Essas participações e prêmios são muito importantes, ressalta Victor, porque estimulam o estudo e ajudam a desenvolver o raciocínio lógico. “E também contam muito a favor na empregabilidade do profissional”, acredita. A próxima meta é estudar para a Maratona de Programação e, quem sabe, se classificar para a fase mundial, que acontece em 2017. Para conseguir esta nova conquista Victor está trabalhando juntamente com os estudantes Hélio Duarte (BTI/IMD) e Railton Thales ( Engenharia da Computação/UFRN).

Veja a lista completa dos participantes da Olimpíada Iberoamericana de Informática no link.

UFRN realiza etapa local da Competição Intel de Sistemas Embarcados

No próximo dia 26 de agosto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a etapa local da Competição Intel de Sistemas Embarcados, evento anualmente promovido pela Intel em parceria com o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC).

Sistemas Embarcados
Sistemas Embarcados

A competição é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação e, de acordo com a coordenação, tem como objetivo promover o desenvolvimento de sistemas inteligentes e inovadores, contribuindo para a evolução desse segmento da Computação no Brasil.

A UFRN foi escolhida, juntamente com as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e  de Ouro Preto (Ufop), para realizar as competições locais do evento, que tem sua edição nacional no mês de novembro em João Pessoa.

Na etapa local da UFRN, concorrem as equipes da universidade que submeteram projetos para a competição, na qual vão demonstrar os seus protótipos. Quatro projetos serão selecionados para disputar a final nacional da competição.

O evento acontece a partir das 8h30, no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD), localizado no Campus Central da UFRN. Os interessados em participar devem realizar inscrição via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), onde está disponível a programação completa.