Bauru apresenta sistema de gestão de documentos a gestores no Fórum de Cidades Digitais

Município reduziu custos e melhorou a tramitação de processos com a Gestão Eletrônica de Documentos

 Com uma solução caseira, Bauru (SP) vem economizando ao mesmo tempo em que agiliza os processos por meio da Gestão Eletrônica de Documentos (GED). O modelo desenvolvido pela equipe de TI da Prefeitura será apresentado a gestores durante o I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro, que acontece no próximo dia 16 de fevereiro em Jacarezinho.

O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, irá reunir prefeitos, gestores e vereadores para tratar de aprimoramento dos serviços públicos e desenvolvimento dos municípios por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. As inscrições para o Fórum são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/

Sistema de Digitalização de Documentos GED
Sistema de Digitalização de Documentos GED

Melhoria na gestão da documentos

A circulação de documentos via meio digital tem resultado em redução de custos com papel, pastas e impressões. Segundo o coordenador de Informática da Prefeitura de Bauru, Wellington Silva, cerca de R$10 mil já foram economizados desde a implantação da solução em outubro do ano passado, com 80 fluxos criados de processos pequenos, isso representa menos de 1% dos processos tramitados no ano passado. A meta até o fim de 2017 é chegar 30% de todo o fluxo.

Silva também ressalta a melhoria nos procedimentos internos das secretarias. Atualmente, finanças, jurídico e desenvolvimento econômico, por exemplo, já atuam com o sistema. “As secretarias passaram a pensar nos fluxos”, observa ele. “O fluxo de papel é muito grande. Criamos 153 mil documentos físicos e 10 milhões de impressões em 2016. Nossa estimativa é economizar R$300 mil depois de toda a implantação”, conta o coordenador de Informática.

Outra ferramenta desenvolvida pela equipe de programadores da Prefeitura também possibilitou maior controle sobre as taxas de obras no município. “Hoje a Secretaria consegue ter uma visão de tudo que entra e quanto tem para arrecadar”, completa.

Fórum – Além de Bauru, haverá apresentação de iniciativas desenvolvidas em Jacarezinho, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina e Ribeirão Claro, nas áreas da Saúde, Internet Gratuita, Georreferenciamento e Segurança. O evento também contará com a participação do coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado, Evandro Razzoto, para tratar de políticas públicas disponíveis aos municípios.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que o objetivo do Fórum é estimular investimentos, promover a troca de experiência e aproximar gestores de soluções que visam dar eficiência à máquina pública e melhorar a qualidade de vida da população por meio da tecnologia. O I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro tem o patrocínio bronze da Nick Network e apoio da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e União de Vereadores do Paraná (Uvepar).

FONTE: Artigo da Rede Cidades Digitais.

Veja benefícios de ter um sistema de gestão escolar

Neste post, vamos ver um pouco sobre os benefícios, valores, conceitos e na verdade o que são softwares de gestão escolar e o que isso pode te ajudar na gestão da sua escola.

Sabemos que com o avanço contínuo da tecnologia, ficou cada vez mais fácil e rápido executar ações antes embora complexas e demoradas, podemos executar sem erros em segundos. Como por exemplo, fazer histórico de alunos no âmbito escolar, escolas que antes demoravam até uma semana para entrega do documento hoje em dia, as que usam um sistema de gestão escolar, podem entregar no mesmo dia. E isso é possível com o investimento do gestor e adaptação para uso em sua escola.

Sistema de Gestão Escolar ONLINE
Sistema de Gestão Escolar ONLINE

O que é um software gestão escolar?

O conceito de gestão escolar nos remete ao gerenciamento e administração de uma determinada instituição de maneira eficiente. O objetivo da gestão escolar, portanto, é organizar todas as áreas, aspectos e determinantes para que o processo fim (a educação) ocorra de maneira eficaz, garantindo seu objetivo principal, que é a aprendizagem efetiva por parte dos alunos.

O software de gestão escolar é na prática, um sistema que faz o controle de todos processos da escola: financeiro, contábil, recebimento, retenção entre outras tarefas que são indispensáveis para a gestão escolar.

Atualmente, diante de tantas possibilidades digitais e do avanço tecnológico, os softwares de gestão escolar estão em pauta. A automatização garante uma integração de todos os fatores do processo educacional (tanto a atividade fim como as atividades à sua volta) garantindo, assim, uma gestão eficiente. Mas, quais são os benefícios desse tipo de ferramenta? Conheça a seguir.

Benefícios dos softwares de gestão escolar

Os benefícios ligados à utilização desse tipo de ferramenta são diversos. Para começar, citaremos:

  • Aumento na captação de alunos;
  • Diminuição da evasão escolar;
  • Diminuição dos níveis de inadimplência;
  • Controle e gestão financeira eficiente;
  • Aumento da produtividade das equipes envolvidas;
  • O foco passa a ser o cliente e não os processos operacionais;
  • Melhoria na tomada de decisão das áreas gerenciais;
  • Fidelização de clientes (pais e responsáveis).

Como lidar com a inadimplência no mercado

Sabemos que a inadimplência é algo com que todas as instituições precisam lidar. E por poderem prejudicar o andamento de algumas atividades e projetos, é importante preparar-se para ela. Mas, como?

  • Conheça os pais e o seu aluno: a melhor maneira é através de formulários e reuniões mensais. O software auxilia no cadastramento dos estudantes!
  • Tenha um departamento financeiro estruturado: aqui também entra o software de gestão, pois ele auxilia no gerenciamento das finanças da escola, ajuda a saber quem está inadimplente e acompanhar as datas de vencimento;
  • Cobrança automática;
  • Departamento jurídico preparado.

Como você pôde perceber, fica muito mais fácil lidar com a inadimplência quando se tem um software de gestão escolar, não é mesmo? Mas, quais as outras vantagens e oportunidades dessa ferramenta?

Vantagens e oportunidades

Dentre as mais diversas vantagens e oportunidades, podemos destacar:

  • Flexibilidade no controle da instituição;
  • Segurança através de senhas com criptografia e dados armazenados em um servidor;
  • Necessidades e demandas reunidas em um só espaço;
  • Possibilidade de análise de perfil dos pais e alunos;
  • Melhor gerenciamento de pagamentos e recebimentos;
  • Emissão de relatórios de inadimplência, recebimentos e pagamentos.

Agora que entendemos o conceito de gestão escolar e os benefícios e vantagens do software de gestão escolar, você têm interesse no sistema? Conheça o sistema de gestão escolar da Websign Sistemas, entre em contato conosco clicando aqui para solicitar um orçamento grátis!

Como habilitar ou desabilitar NETBIOS sobre TCP/IP no Windows Server

Olá pessoas!

Hoje dar um básico sobre habilitar e desabilitar o serviço de NETBIOS sobre TCP/IP. Para explicar melhor do que se trata, caso você tenha chegado até aqui neste post e ainda não saiba o que é NETBIOS, vou explicar:

NetBIOS
NetBIOS

NETBIOS é um acrônimo para Network Basic Input/Output System, ou em português Sistema Básico de Rede de Entrada/Saída.  De acordo com o Wikipédia, É uma API que fornece serviços relacionados com a camada de sessão do modelo OSI, permitindo que os aplicativos em computadores separados se comuniquem em uma rede local, não podendo ser confundido, portanto, como um protocolo de rede. Sistemas operacionais mais antigos executavam o NetBIOS sobre o IEEE 802.2 e o IPX/SPX usando os protocolos NetBIOS Frames (NBF) e NetBIOS sobre IPX/SPX (NBX), respectivamente. Em redes modernas, o NetBIOS normalmente é executado sobre TCP/IP através do protocolo NetBIOS sobre TCP/IP (NBT). Isso resulta que cada computador na rede possua um endereço IP e um nome NetBIOS correspondente a um (possivelmente diferente) nome de hospedeiro.




Geralmente, hoje em dia não se usa NETBIOS para serviços em aplicações de servidores, era comumente utilizado na rede interna de empresas. Portanto, se você possui um servidor de aplicações web, DHCP, Servidor de impressão ou servidor de arquivos, é recomendável a desabilitação deste serviço por motivos de segurança.

Para desabilitar ou habilitar no Windows Server 2003, siga os passos:

Iniciar > Painel de Controle > Central de rede e compartilhamento > Alterar as configurações do adaptador > [Selecione a interface de rede] > Clique com o direito e selecione Propriedades > Duplo clique na opção Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) > Na janela que surgir, logo abaixo das configurações de servidor DNS clique no botão Avançado > Selecione a aba WINS > Selecione sua opção no painel Configuração NetBIOS.

O sistema deixa como padrão, porém você pode configurar como para Desativar caso não use ou Ativar caso use o serviço de NETBIOS.

Configurações NetBIOS
Configurações NetBIOS

Para desabilitar ou habilitar no Windows Server 2012, siga os passos:

Iniciar > Painel de Controle > Central de rede e compartilhamento > Alterar as configurações do adaptador > [Selecione a interface de rede] > Clique com o direito e selecione Propriedades > Duplo clique na opção Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) > Na janela que surgir, logo abaixo das configurações de servidor DNS clique no botão Avançado > Selecione a aba WINS > Selecione sua opção no painel Configuração NetBIOS.

O sistema deixa como padrão, porém você pode configurar como para Desativar caso não use ou Ativar caso use o serviço de NETBIOS.

Configurações NETBIOS Windows Server 2012
Configurações NETBIOS Windows Server 2012

 

Recomendo caso não use NetBIOS, feche as portas correspondentes no seu Firewall

É caro amigo, as portas do seu servidor são como as portas de sua casa, caso não estejam sendo usadas por algum serviço, FECHE-AS! Portanto, claro, caso você não esteja usando o serviço de NetBIOS em seu servidor seja ele VPS, dedicado ou qualquer outro local e/ou internet. As portas deste serviço são 135, 138, 139 e 445. Para fechar, veja as regras do Firewall do seu servidor e bloqueie as portas tanto de entrada como saída.

Definição de NETBIOS: https://pt.wikipedia.org/wiki/NetBIOS

Bom pessoal, por hoje é só! Ao logo da semana vou encontrando um tópico relevante para a gente escrever! Abraço a todos!

 

Tutorial: Instalando e configurando servidor de e-mail HmailServer no Windows Server

Olá pessoal,

Hoje vou dar um passo a passo de instalação e configuração do servidor de e-mail para Windows Server HmailServer open-souce, ou seja, de código aberto e grátis. O nível deste tutorial não é para iniciantes, peço que caso você não saiba o que é SMTP, IMAP, RELAY e afins, dê uma pesquisada em cada termo para que fique tudo claro e no final funcione corretamente.

Ao final deste tutorial, irei escrever a parte 2 para instalar um Webmail junto ao HmailServer para que possa ser acessado para envio e recebimento de e-mails, como o Roundcube e outros. Vamos deixar de papo e mãos a obra.

Estou utilizando para instalação, o Windows Server 2008 R2 64bits atualizado e sem nenhum outro serviço de e-mail instalado e o HmailServer 5.6.6 Build 2383 para fins didáticos deste tutorial.

Continuar Lendo >> Tutorial: Instalando e configurando servidor de e-mail HmailServer no Windows Server

Prefeitos eleitos nas 32 cidades mais empreendedoras do país focam em inovação

Ao todo, eles incluíram 321 propostas citando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprimorar algum setor da administração pública, revela levantamento da Rede Cidade Digital.

Nas 32 melhores cidades para se empreender no país o investimento nas Tecnologias da Informação e Comunicação para fomentar o desenvolvimento econômico está previsto para os próximos quatro anos. É o que revela consulta feita Rede Cidade Digital (RCD), a pedido da Revista Exame, aos planos de governo dos prefeitos eleitos nestas localidades e protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento da RCD, que atua no estímulo às cidades inteligentes, mostra que depois da informatização dos serviços públicos (item mais lembrado com 21%), que inclui a modernização e adoção de sistemas de gestão, por exemplo, incentivos na área para economia criativa, parques tecnológicos, incubadoras e startups foram as propostas mais destacadas pelos prefeitos eleitos: 42 ou 13% do total.

Prefeitos eleitos nas 32 cidades mais empreendedoras do país focam em inovação
Prefeitos eleitos nas 32 cidades mais empreendedoras do país focam em inovação

Ao todo, 321 propostas para o uso das TICs para aprimorar algum setor da administração pública constam nos documentos. As cinco cidades que mais apontam investimentos em tecnologia, com foco em ambientes de inovação e de conectividade, são Teresina (PI), São Paulo (SP), Natal (RN), Aracaju (SE) e Joinville (SC), respectivamente. Assim como nas localidades menores, a necessidade de melhorar o atendimento e dar mais eficiência a setores como Saúde, Educação e Segurança também estão entre os principais projetos da nova gestão 2017-2020.

Para o diretor da RCD, José Marinho, a demanda social, exigida pelo cidadão cada vez mais conectado, faz com que os municípios busquem na tecnologia a solução para diversos problemas urbanos. “Principalmente nos grandes centros, que sofrem há décadas com o crescimento desordenado devido à migração, a tecnologia é fundamental para melhorar o fluxo intenso de informação e facilitar a vida das pessoas por meio da implantação de ferramentas, equipamentos e soluções”, observa Marinho.

As localidades mapeadas pela RCD constam no Índice Cidades Empreendedoras, produzido pela Endeavor, e divulgado recentemente. Dos 31 planos de governo analisados, dois não citam o uso de tecnologia: Sorocaba e São José dos Campos (SP). Apenas Brasília não entrou na contagem dos dados por não ter eleições municipais.

Maringá, que sediou em novembro o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, é a melhor colocada entre as localidades do Estado. Está entre as 10 primeiras do país com maior número de propostas em tecnologia. Teresina lidera o ranking, onde o prefeito reeleito Firmino Filho, do PSDB, acrescentou mais de 35 itens referindo-se à adoção de iniciativas tecnológicas para aprimorar algum setor da administração municipal.

De acordo com o plano de governo registrado no TSE, além de investimentos em tecnologia nas principais áreas como Saúde, Educação e Segurança, Firmino cita a criação e implantação do Núcleo de Startups em parceria com as universidades, do Polo Empresarial- Sul como meta articular junto às empresas de telecomunicações a instalação de internet de alta velocidade na região e do Projeto SINERGIA, que tem como objetivo, segundo o documento, “desenvolver um centro de empreendedorismo em Tecnologia da Informação na capital, com ações de qualificação, articulações com empresas de tecnologia que apoiam estudantes e jovens profissionais na inserção no mercado de trabalho”.

Sobre a Rede Cidade Digital – Iniciativa apartidária criada há cinco anos para estimular o aprimoramento dos serviços públicos e crescimento econômico, principalmente de municípios menores, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Desde então, promoveu mais de 30 fóruns regionais de cidades digitais e cinco congressos estaduais, gratuitos para servidores municipais e abrangendo os três estados do Sul, como forma de levar informação sobre os benefícios e impactos de investir no setor.

Realizados em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, os eventos são direcionados a prefeitos, gestores e vereadores que têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de conhecimento, geralmente concentrado em grandes centros. O objetivo, conforme ressalta o diretor da RCD, é aproximar os administradores públicos das novas tecnologias e do mercado fornecedor de tecnologia, interessado em levar soluções aos pequenos municípios. O principal meio de comunicação é o portal redecidadedigital.com.br. Em 2017, o planejamento da RCD envolve também a realização de eventos em outros dois estados: São Paulo e Minas Gerais. “Trata-se de um novo ciclo nas cidades onde a tecnologia terá papel determinante para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos. Com planejamento em TIC e inovação, os municípios passam a encontrar uma nova fonte para reduzir gastos, aumentar a arrecadação e, principalmente, tornar a vida do cidadão melhor”, completa Marinho.

Informações sobre o calendário de eventos da RCD em 2017 e como diversas Prefeituras pelo país têm investido em tecnologia podem ser obtidas pelo redecidadedigital.com.br

Dicas: Veja como fugir das fraudes mais comuns na internet

Apoio: Criminosos atualizam velhos golpes aplicados na praça, agora com ajuda da plataforma digital. Delegado chama atenção aos comportamentos de risco.

Nada melhor do que atualizar os dados bancários no aconchego do lar, não é ? Basta uma ligação do banco e problema resolvido. É contando com essa expectativa que bandidos se passam por representantes de instituições bancárias para coletar dados pessoais de inúmeras vítimas e assim realizar diversos tipos de fraude. Em boa parte dos casos, a própria vítima fornece as informações, sem sequer imaginar que está colaborando com o criminoso.

Como fugir dos crimes mais comuns na internet
Como fugir dos crimes mais comuns na internet

“As pessoas precisam saber que nenhuma instituição financeira faz atualização ou complementação de dados por telefone ou por meio eletrônico”, afirma o coordenador do Grupo de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME), delegado João Cavadas. Ele lembra ainda a importância de evitar repassar dados pessoais por telefone para desconhecidos e ter cuidado com cópias de documentos.

De acordo com o delegado, com dados pessoais, como nome completo, RG, CPF e data de nascimento, é possível fazer contratação de serviços sem a necessidade de apresentação de documentos originais, o que facilita a ação dos bandidos. Por isso, ele orienta bastante cautela na divulgação dessas informações, principalmente nas redes sociais. “Quanto mais conhecimento uma pessoa má intencionada tem ao seu dispor, maior será a facilidade desta se passar pela vítima”, explica.

A promessa de dinheiro fácil também costuma atrair boa parte das vítimas, diz o especialista. Promoções mirabolantes e e-mails com destinatários desconhecidos também devem ser ignorados. Para Cavadas, as fraudes cometidas atualmente são as mesmas aplicadas há anos, mudando apenas a plataforma utilizada.

“São crimes aplicados, na maioria das vezes, aproveitando-se da cobiça das pessoas em ser beneficiadas com dinheiro, produtos, serviços ou, até mesmo, comodidade”, continua, citando o famoso ‘conto do paco’, como ficou conhecida a ação de bandidos que oferecem ‘recompensas’ em troca de uma ação simulada por eles, resultando no furto da vítima. Outro golpe comum hoje realizado com a ajuda de meios digitais é a venda de produtos a preços muito abaixo do mercado, quando, na verdade, eles nem existem.

FONTE: Assessoria de Comunicação da S.S.P. da Bahia.

Senac lança pós-graduação em Segurança da Informação para 1° semestre de 2017

Curso da instituição poderá ser realizado a distância em qualquer local do país; inscrições abertas até 2 de março

Devido aos riscos que as informações estão correndo hoje no ambiente cibernético, as empresas estão cada vez mais estruturando áreas de Segurança de TI. Para os profissionais que desejam se preparar para esse segmento, o Senac lança a pós-graduação a distância em Segurança da Informação para o primeiro semestre de 2017. O objetivo do curso é preparar profissionais para melhorar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações trafegadas pelos indivíduos e empresas, a fim de construir um ambiente estritamente seguro onde a informação é o bem mais importante.

A nova pós-graduação tem a finalidade de formar profissionais capazes de desenvolver metodologias, processos e procedimentos para a proteção e a governança das questões de segurança da informação das organizações, de modo a aplicar padrões de mercado e políticas de segurança. “Os profissionais dessa área vem sendo disputados por empresas. Todos querem e precisam de um profissional qualificado para proteger e administrar a segurança de todas as informações que são geradas. É uma das áreas mais propícias ao desenvolvimento de uma carreira”, afirma Vladimir Esteves, professor e coordenador do curso Segurança da Informação do Senac EAD.

A especialização em Segurança da Informação, ministrada pelo Senac EAD, é voltada para graduados nas áreas de computação e para interessados nesse segmento. O curso prevê diversas situações de ensino nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada no ambiente virtual de aprendizagem.

Veja também: Dicas de segurança na internet

Para Márcio Roberto Seraggi, coordenador das áreas de redes e infraestrutura do Senac São Paulo, a proposta do curso lançado é abrangente e está dividida em três blocos de conhecimentos. “Eles começam com os aspectos gerais da segurança da informação em redes computacionais, dispositivos wireless e cloud”. Em seguida, complementa Seraggi, o curso aborda a “organização da informação”, visando definir políticas e procedimentos voltados à segurança da informação, que incluem auditorias, criptografias e forense computacional. “A grade é finalizada com todos os aspectos ligados à gestão da segurança da informação, complementada com gestão de riscos e continuidade dos negócios”, descreve o especialista da instituição.

Durante a especialização a distância, os conhecimentos prévios dos alunos também são aproveitados como ponto de partida para a construção de novos aprendizados. Nesta modalidade do Senac, é preciso realizar uma avaliação presencial por semestre no polo escolhido no momento da matrícula. Há polos presenciais para a oferta EAD em todo território nacional, atualmente são 289 polos em todo país. Além da capilaridade da rede, a instituição é pioneira no ensino a distância, desde 1947, e foi avaliada com nota máxima (5) do MEC.

Pós-graduação

Os 26 cursos a distância, sendo quatro deles novos (Cloud Computing, Segurança da Informação, Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, e Gestão de Saúde), são ideais para quem não dispõe de tempo para deslocamento e precisam de mais flexibilidade no estudo. O Senac conta com a maior rede de ensino a distância do país, com 289 polos em todos os estados brasileiros.

Sobre o Senac EAD

Com 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

Em 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o país e apoiados por mais de 289 polos presenciais para avaliações.

Neste ano, os cursos superiores a distância foram reconhecidos com nota máxima, 5, da comissão de recredenciamento do MEC para o Centro Universitário Senac.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.senac.br.

Serviço

Pós-graduação em Segurança da Informação

Investimento: R$ 6.649 – 18 parcelas de R$ 369,39 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Desconto de 20% para comerciários e dependentes

Duração: 18 meses (360h)

Taxa de inscrição: R$ 20

Inscrições exclusivamente pelo site: http://www.ead.senac.br/pos-graduacao/

 Novembro/2016

É preciso dar condições para provedores locais atenderem a demanda, diz diretor da Abranet

Conectividade é um dos temas tratados durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que reúne neste mês gestores públicos e empresários em Maringá

As empresas locais de internet têm tido papel fundamental para fornecer conectividade onde não há interesse das grandes operadoras. Já são quase cinco mil provedores regionais no país, segundo o diretor de Planejamento Estratégico e Marketing da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Dorian Lacerda Guimarães. Apesar do mercado em expansão, o diretor destaca que é preciso dar condições para que os provedores regionais consigam fornecer condições de desenvolvimento aos municípios interessados na implantação de infraestruturas de rede. “Conectividade é um fator acelerador. Investir localmente é gerar renda, empregos, oportunidades para as pessoas que estão nas cidades”, observa.

Provedores de Internet
Provedores de Internet

Conectividade, infraestrutura de rede e soluções tecnológicas serão temas de encontro entre gestores públicos e empresários durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em Maringá, dias 24 e 25 de novembro. Representantes de mais de 100 municípios já estão inscritos para o evento, gratuito para servidores públicos, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Maringá.

A Abranet é uma das entidades apoiadoras da iniciativa. Guimarães vê como positivo o compartimento de experiências e interesse das prefeituras nas cidades digitais e inteligentes. “Só o fato de reunir pessoas e trazer essa onda de inovação já é positivo. Deixa um grande legado. Somos muito imediatistas. Esse mundo digital está fazendo as pessoas serem muito rápidas. O governo que não é digital acaba não tendo eficiência no que faz”, completa.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo congresso.redecidadedigital.com.br

Para o diretor da RCD, José Marinho, a partir de 2017 novos investimentos devem ser feitos nos municípios, devido ao momento econômico, pela escassez de recursos e necessidade das Prefeituras de enxugar gastos, otimizar os serviços e aumentar a arrecadação, e pelo período pós-eleitoral, no qual os novos prefeitos iniciam a implantação de seus planos de governo. “A tecnologia é transversal a todos os setores da administração pública e deve ser estratégica para a adoção de ações visando o aprimoramento dos serviços públicos e desenvolvimento socioeconômico das cidades”, afirma Marinho, ressaltando a importância do Congresso que é considerado o principal evento direcionado para pequenos e médios municípios.

O 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais conta com patrocínio master da ENW e SAJ Procuradorias; ouro da Exati Tecnologia, Smart Matrix e W3 Informática; prata da Digistar Telecomunicações, Paliari, DRZ, Sinax, Rang Tecnologia e Gauss Geotecnologia; bronze da UniCesumar. A iniciativa também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Associação de Municípios do Paraná (AMP), das associações de municípios AMCG, AMSOP, AMUNOP, ASSOMEC, CANTU, AMCESPAR, AMEPAR, AMERIOS, AMUNORPI, AMUSEP, COMCAM, AMUVI e AMUNPAR, além da ABRANET, ABEPREST, Assespro-PR, ABINC, ACIM, Terra Roxa Investimentos e União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR).

Serviço:

4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Maringá – 24 e 25 de novembro

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congresso.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br

Software é cada vez mais protagonista na transformação digital brasileira

Em 2017, as projeções são de que as despesas com softwares cresçam 7,8%

Os gastos com TI no Brasil devem atingir R$ 236,1 bilhões em 2017, um aumento de 2,9% comparado a 2016, de acordo com a última previsão feita pelo Gartner. Os analistas da consultoria afirmam que, no futuro, o fortalecimento da moeda real fará com que o dólar referente a TI vá além, ajudando as organizações a atualizarem suas tecnologias conforme a melhora da economia brasileira.

Softwares
Softwares

“A volatilidade significativa da taxa de câmbio e os desdobramentos políticos têm impactado o mercado brasileiro nos últimos dois anos. No entanto, de uma perspectiva de gastos com TI e em um momento de comportamento de austeridade do mercado, o Brasil está começando a mostrar sinais de recuperação. O País está em uma fase de transição em direção às tecnologias com um impacto nos negócios em curto e médio prazo e uma transformação digital em longo prazo”, afirma Luis Anavitarte, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

Projeções do Gartner para 2017 em relação a 2016 apontam que o segmento de dispositivos (incluindo PCs, tablets, celulares e impressoras) no Brasil deve atingir um total de R$ 46 bilhões, um aumento de 5,3%. Os gastos com sistemas de Data Center totalizarão R$ 6,8 bilhões, uma queda de 1,4% sobre 2016. Já as despesas com software irão chegar a R$ 14,6 bilhões, crescendo 7,8%. Por sua vez, os gastos com serviços de TI alcançarão R$ 55,4 bilhões em 2017, um aumento de 6,3%, e os serviços de comunicação devem ter um crescimento estável, totalizando R$ 113,3 bilhões em 2017.

De acordo com a consultoria, Software e serviços de TI serão a chave para o desenvolvimento da infraestrutura da civilização. “A infraestrutura da civilização mudará para sempre a forma como as pessoas agem social, digital e fisicamente por meio de sensores conectados e da inteligência digital”,pontuou o Vice-Presidente de Grupo do Gartner, Val Sribar. Para ele, os gestores de TI vão participar da criação de uma nova plataforma digital baseada em inteligência, que permitirá a criação de ecossistemas, negócios conectados e indústrias em queda. Ela irá mudar a própria sociedade e a forma como as pessoas vivem.

Via Convergência Digital.

Governo quer prontuário eletrônico nos postos de saúde em até 60 dias

Atualmente, dos 41.688 postos de saúde em funcionamento, apenas 24% utilizam prontuários eletrônicos

Postos de saúde de todo o país terão 60 dias para implementar o prontuário eletrônico, sistema que deve trazer dados como o histórico dos atendimentos feitos aos pacientes e resultados de exames, entre outras informações.

O prazo foi anunciado nesta quinta­-feira (6) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, as unidades que não se adaptarem ao novo modelo até o início de dezembro poderão ter recursos federais voltados à atenção básica cortados. Hoje, esses recursos, que custeiam programas como o Saúde da Família, por exemplo, correspondem a R$ 10 bilhões ao ano.

Prontuário Eletrônico
Prontuário Eletrônico

Apesar do projeto, dados do próprio ministério mostram que a implementação do prontuário pode ser alvo de impasses. De 41.688 postos de saúde em funcionamento no país, só 10.134 já utilizam prontuários eletrônicos –o equivalente a apenas 24%. O restante, ou 76%, ainda registram atendimentos e histórico dos pacientes em papel.

Desde 2014, a pasta também repassa recursos para ampliar o acesso à internet nas unidades de saúde. Ao todo, 8.000 já receberam verbas para ampliar as conexões –destas, no entanto, só 4.800 enviam dados por sistema eletrônico. O ministério não informou o total de unidades ainda sem acesso à internet.

Questionado, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirma que não deve haver problemas para a implementação. Segundo ele, dados do Ministério das Comunicações apontam que todos os municípios têm ao menos um ponto de internet banda larga.

Caso uma unidade não puder realizar a implementação, afirma, deve enviar uma justificativa para que o caso seja analisado e para que o governo possa tomar medidas até o cumprimento do prazo.

“Alguns municípios reportarão dificuldades. Vamos apoiá­los para que recebam a conectividade e veremos como proceder as informações para os municípios mais distantes, mais remotos”, disse. “Quem não puder estar no sistema vai ter que justificar, senão para de receber o PAB [recursos do piso da atenção básica]”, afirma ele, para quem os dados devem ser utilizados para verificar a aplicação dos recursos na rede e para ter maior controle dos atendimentos. “Vai dar para saber o lugar na fila? Deus ajude que sim. Não estou propondo isso, mas espero que o sistema nos ajude a ver isso”, afirmou.

Biometria – Para implementar o sistema, o ministério afirma que irá oferecer uma nova plataforma gratuita de envio de dados a todos os municípios. Cidades, no entanto, também podem optar por usar um sistema próprio, informa.

A plataforma, chamada de e­SUS AB, deve trazer espaço para que sejam gravados dados de consultas realizadas e diagnósticos, procedimentos realizados, resultados de exames e disponibilidade de medicamentos na rede.

O ministério também afirma que vai implementar, até 2017, serviços de biometria nas unidades de saúde, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo é evitar fraudes. Segundo Barros, a pasta também estuda ampliar os serviços de telemedicina, em que médicos dos postos de saúde podem recorrer a especialistas de várias áreas para analisar os casos em conjunto.

Via Folha de São Paulo.