Uma pesquisa da Kaspersky Lab, empresa internacional de segurança virtual, mostrou que 40% dos brasileiros disseram ter recebido e-mails maliciosos relacionados à COVID-19 durante seu trabalho em home office. Segundo a empresa, o download acidental de arquivos malicioso dessas mensagens pode levar à infecção de dispositivos e ao comprometimento de dados corporativos.
Categoria: Segurança da Informação
Os sistemas de reconhecimento facial têm se tornado cada vez mais comuns e costumam gerar reações de amor e ódio. Nesse cenário, já chegaram aos grandes centros brasileiros e têm auxiliado às autoridades na identificação de criminosos. É o caso do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança da Bahia (SSP-BA), que ajudou a capturar 42 foragidos da Justiça durante o Carnaval de Salvador.
Acordar, checar a previsão do tempo e conectar as principais agências de notícias para ver se o mundo não acabou. Que bom, não acabou! Bem, então vamos aos e-mails, instant messengers, redes sociais e o que mais estiver “bombando”. Opa, recebi uma oferta de compra do meu carro que está anunciado, chegou meu demonstrativo do IRPF, meu táxi está chegando e levarei 40 minutos até a reunião com o cliente. Já não uso mais dinheiro nem cartão para pagar pela corrida, nem preciso falar ao motorista para onde vou. Está tudo na nuvem. Mas como chegamos até aqui e quais serão os próximos desafios? Como garanto que minha empresa passe pela transformação digital necessária para não perder o bonde desta história?
Olá meus amigos, descupem pela temporada sem postar nada, mas estava sem “inspiração” para escrever novas postagens mas vamos em frente no post de hoje!
Bom, hoje vou escrever um passo a passo para vocês de como instalar e configurar um servidor FTP seguro usando o Filezilla. Sim, vamos passar para vocês as principais configurações que devem ser feitas no programa servidor de FTP a fim de mantê-lo seguro e confiável contra ataques de Spoofing, DDoS e vários outros modos de ataque no seu servidor.
Meu servidor FTP precisa mesmo de segurança?
Sim, algumas pessoas leigas que não sabem muito da abordagem técnica que deve ser feita em Windows Server é que o seu servidor de FTP no Windows Server pode sim ser alvo de Crackers. Mas como? Simples, exatamente como pode ser feito em servidores de e-mail via TELNET, o Cracker pode programar um Robô através de código de programação, infectar alguma máquina na rede e essa máquina servir de “zumbi” para realizar um ataque em massa ou negação de serviço.
Nem sempre queremos comprar em lojas físicas, pela falta de praticidade ou as vezes por não podermos ir até o local, por estarmos presos no trabalho ou simplesmente não conseguirmos chegar a tempo. Ah, tem também aquela boa preguiça, não é? Bom, em contrapartida, não é sempre que nos sentimos confortáveis e seguros para realizar compras pela internet, pois isso exige, na maioria das vezes, os nossos dados bancários e diversos outros dados pessoais. Mas como saber se isso é seguro ou não? Vem conferir aqui nesse infográfico bacana que preparamos para você. Afinal, comércio online é mais seguro que loja física?
Veja o infográfico abaixo:
Oi gente,
Hoje me deparei com algo realmente surreal, se é que podemos dizer assim (rsrs). Quem trabalha com gerenciamento de servidores sabe que hoje pode ser um dia super tranquilo ou apenas ser um dia mais conturbado da sua vida! Sabemos que a nossa área é bastante variável, hoje o servidor trabalha tranquilo, sem stresse e do nada KABOOMM, surge um problema que demanda horas e horas de trabalho.
Exatamente isso que aconteceu. Um dos nossos servidores localizados na Alemanha, que hospedam alguns serviços da nossa empresa, inclusive serviços de e-mail como envio e recebimento, foram reinicializados durante a madrugada de hoje (14 de março 2017) e inesperadamente o serviço do nosso banco de dados MySQL simplesmente não inicializou.
Olá gente!
Mais uma vez vamos abordar um assunto do servidor de e-mail grátis de código aberto HmailServer que é a instalação passo a passo de um certificado de segurança SSL no servidor para envio de e-mails e recebimento, configuração das portas e teste.
Olá developers! Tudo bem com vocês?
Hoje vou abordar um assunto interessante, bem fácil e rápido de realizar que é Como recuperar e-mails do servidor de e-mail Hmailserver a partir de arquivos .eml
Como todos nós sabemos e não vou explicar neste post, o servidor de e-mails Hmailserver é grátis e de código-aberto, é um ótimo servidor de e-mails para atender quem deseja aprender mais sobre o funcionamento e pequenas demandas.
Leia: Como configurar hMailServer no Windows Server
Sabemos também que o nosso querido Hmailserver trabalha com arquivos físicos .eml e registros no banco de dados escolhido no momento da instalação, onde mantém sincronizado seu banco de dados interno com os arquivos físicos do servidor. Nestes arquivos ficam armazenados os e-mails enviados e recebidos pelo servidor separados por conta, geralmente no diretório: C:\Program Files\hMailServer\Data\ constam além das mensagens em texto plano, contém html, anexos, destinatários, etc.
Eae gente!
Hoje vou escrever para vocês mais um tipo de fraude que está acontecendo regularmente no Brasil, e que já fui surpreendido com tal tática usada por fraudadores com a intenção de passar informações erradas e roubar o dinheiro de pessoas que não entendem muito bem do que se passa.
Hoje sabemos que muitas empresas possuem site na internet, criado por vários tipos de empresas e sabemos que para iniciar um site, primeiro temos que registrar um Domínio sendo com as terminações .com.br ou .com e outras. Para quem não entende, ao se registrar um domínio na internet, pagamos a uma empresa especializada para registrar o domínio no nome da sua empresa com seu CNPJ e demais informações, lembre-se disso pois existem empresas ou pessoas que criam sites e registram em seu próprio nome de pessoa física. Exija que o registro seja com os dados da sua empresa, se for o caso.
Aprenda nesta postagem de forma simples e direta o que é Ransomware e como proteger sua empresa deste ataque
Oi personas!
Hoje venho abordar um assunto um pouco complicado para os iniciantes e que causa terror para quem administra servidores e gerencia dados. Vamos falar hoje sobre o Ransomware. O nome parece uma marca de Computador (rsrsrs) mas não é! Trata-se de um tipo de Malware, em outras palavras, um tipo de programa de computador mal-intencionado, que tem a finalidade de restringir o acesso a certas partes de dados e a intenção do programa é pedir um certo “resgate” para desbloquear a informação.
O que é Ransomware?
Basicamente é um programa de computador que bloqueia seus dados e pede um valor em troca para desbloquear. O termo ‘ransom’ vem do inglês que significa “Resgate”.
Este tipo de termo surgiu lá pelo ano de 1989, mas foi a partir dos anos 2000 que este tipo de vírus ganhou mais força se divulgando e sendo muito usado entre os criminosos. Para você ter uma ideia de como este tipo de ataque é usado, de acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Britânico The Guardian, aproximadamente 40% de todas as empresas já tiveram um ataque deste tipo entre os meses de agosto de 2015 e de 2016. Surreal não?!
Um custo devido a este tipo de vazamento de informação, custa as grandes empresas quase R$ 4.5 milhões, certamente não tiveram o devido cuidado sobre este tipo de ataque ou não tiveram a segurança suficiente para que o ataque não seja efetivado.
Alguns especialistas de internet, afirmam que este tipo de ataque é o crime perfeito, pois são complexas as formas de identificação e rastreio imposta por quem realiza este tipo de ataque. As dificuldades advém das técnicas de navegação utilizadas que são da rede Tor (The Onion Router) a tal da Deepweb e também as formas de pagamento de resgate aceitas pelos Crackers, normalmente realizados através de dinheiro virtual, o bitcoin.
Bom, agora que sabemos o que é Ransomware veremos abaixo como se proteger de possíveis ataques em sua empresa. Ninguém quer ter dados comprometidos não é mesmo?
Como se proteger de Ransomware
Veremos abaixo oito dicas práticas e usuais:
- A primeira dica é fazer backups. Simples não é? Porém é o mais importante. Realize regularmente cópias de segurança de seus dados críticos. Caso não for possível no momento realizar uma cópia de todo o sistema, então pelo menos dos arquivos de configuração e dos bancos de dados. Uma ideia recomendada, é realizar a cópia dos dados em vários locais, em mídias externas, datadas e criptografas contra acesso não autorizado.
- Sua empresa usa servidores de e-mail corporativo? Melhore e revise as regras de SPAM no servidor de e-mail. Bloqueie e-mails que contém links de remetentes não conhecidos e não permita anexos maliciosos.
- Desconfiar sempre das mensagens aleatórias inesperadas mesmo que sejam de familiares conhecidos, pois o vírus se propaga de maneira aleatória e não escolhe os alvos.
- E-mails bancários são sempre uma forma de capturar dados e receber malwares. Geralmente recebemos e-mails pedindo para acessar tal link para atualizar informações bancárias online. NÃO CLIQUE nestes links. Caso você não tenha lembrado de algum aviso de seu gerente que receberá um link via e-mail. Caso haja dúvidas, ligue para seu banco e pergunte a veracidade da informação.
- Nos sistemas operacionais, habilite a opção para enxergar as extensões dos arquivos e evite clicar em arquivos com terminações EXE, VBS, SCR (Nos sistemas Microsoft Windows) principalmente vindo de locais não confiáveis. Desconfie sempre.
- Mantenha sempre o seu navegador atual atualizado, assim impossibilita de algum ataque explorando alguma vulnerabilidade em navegadores desatualizados.
- Sempre utilizar softwares antivírus robusto e com tradição e reconhecimento de mercado. Atualmente existem vários, porém não vá no primeiro. Sempre procure a melhor opção e qualidade para nos manter protegidos. O ideal é procurar um especialista em segurança da informação para te auxiliar se for o caso.
- E nos casos em que você tenha sido atacado com um Ransomware ou até outros tipos de Malware, primeiramente desconecte-se totalmente da internet ou da rede local da sua empresa e procure pelo Software para removê-lo. Identificado o programa, procure um profissional de TI para te ajudar a reverter esta situação e realizar, com segurança, os procedimentos necessários. Não recomendamos o pagamento do resgate de forma alguma, pois o financiamento do crime e o criminoso não te dará certeza absoluta de que seus arquivos e dados serão desbloqueados.
Bom gente, por hoje é só. Dei dicas básicas de como se proteger destes tipos de ataque e sempre é bom se manter seguro neste mundo virtual pois a cada dia, pessoas mais espertas estão a procura de falhas de segurança na rede a fim de promover um ataque ou até roubo de dados. Todo cuidado é pouco. Procure consultorias com quem entende do assunto. Caso queira falar com a gente, acesse nosso site.
Abraço a todos e qualquer dúvida ou informações, deixe um comentário, interaja conosco!